Como é bom produzir! Uma Experiência Audiovisual de Incentivo a Produção Textual em Sala de Aula
Abstract
Este artigo tem como objeto os materiais audiovisuais que são utilizados no âmbito escolar, seus usos por professores regentes em sala de aula, incentivando o aprimoramento da aprendizagem dos alunos. A utilização dos multimeios audiovisuais em sala de aula propõe ao aluno novos métodos para aprender determinados conteúdos que não se prendem ao quadro e o giz, e aos professores novos técnicas de ensino. Objetiva-se em linhas gerais, discutir a influência dos materiais audiovisuais no aprimoramento da produção textual dos alunos. O aparato metodológico parte do princípio da análise de dados comparativos através de uma pesquisa de campo. Com os dados coletados, foi possível constatar, que a apresentação de conteúdos rotineiros e/ou mais específicos à sala de aula através de ferramentas audiovisuais influenciaram de forma significativa no aprimoramento da prática textual dos alunos. Este trabalho ancora-se em autores que atuam nas perspectivas de ensino de língua portuguesa, produção textual, multimeios didáticos e etc, que são eles: Pedrosa (2012); Miranda (2008); Kaufman & Rodriguez (1995) e Chiappini (1997).