CINEMA NA ESCOLA E CINEMA DA ESCOLA.
Palabras clave:
Cinema. Educação. EscolaResumen
O Projeto “Cine Jango” reúne universitários de diferentes cursos para conjugar “Cinema e Educação” com docentes e estudantes de uma escola pública de João Pessoa, no Estado da Paraíba. Esse estudo de caso objetiva analisar tal experiência à luz de autores como Aumont e Marie (2003), Duarte (2002) e Bergala (2002) e dos textos da Lei 13.005∕2014 que institui o Plano Nacional de Educação e da Lei 13.006∕2014 que obriga a exibição de, minimamente, 2 horas mensais de cinema nacional nas escolas de educação básica. O método utilizado conjugou teoria-ação para socializar a linguagem cinematográfica entre os sujeitos envolvidos, através de exercícios teórico-práticos no cineclube escolar, da seguinte forma no tempo: 20 horas semanais foram divididas igualmente em dois blocos, um com 10 horas semanais para que a equipe realizasse na UFPB a pesquisa teórica e preparasse as ações de construção do segundo bloco de 10 horas práticas na escola junto a docentes e estudantes, durante 32 semanas, totalizando 640 horas. Os resultados, além do enriquecimento pessoal e acadêmico através dos debates das temáticas fílmicas, são as produções de filmes de curtas metragens pelos secundaristas, sendo um deles selecionado para exibição no 11ª CINEOP (MG) e no FESTRIO (RJ), levando-os a conhecerem outros estados e a dialogarem com novos sujeitos, enriquecendo suas experiências. Conclui-se que, para se cumprir as referidas leis, será preciso o apoio das instituições de ensino, pesquisa e extensão, ligadas às áreas educacional e cinematográfica, visando a qualificar continuadamente docentes e estudantes, proporcionando o desenvolvimento dos sujeitos e de sua região.