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MUTIRÃO DE LIMPEZA NA PRAIA PONTAL DO PEBA E NA FOZ DO RIO SÃO FRANCISCO, ALAGOAS.

Autores/as

  • Andréa Carla Guimarães de Paiva Paiva UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Palabras clave:

Resíduos Sólidos; Meio Ambiente; Clean up day; Projeto Meros do Brasil; UFAL-Penedo.

Resumen

A poluição, principalmente por resíduos sólidos, está entre as três crises planetárias que enfrentamos devido ao descarte irresponsável da sociedade. Por não encontrar fronteiras, esses resíduos são carreados pelas correntes e se acumulam em diversos locais, desde áreas costeiras, como praias, recifes de coral e manguezais, até locais remotos, como ilhas, giros oceânicos e mar profundo. Este Relato de Experiência descreve o Mutirão de Limpeza de Praia (MLP), realizado pelo Projeto Meros em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Esse Mutirão, entre outros atores, contou com a participação dos alunos das disciplinas Atividade Curricular de Extensão V e VI (ACE-V e ACE-VI). O MLP tem como finalidade informar sobre a problemática dos resíduos, assim como sensibilizar sobre a importância do destino adequado do lixo. Nas praias Pontal do Peba e Foz do rio São Francisco, os resíduos sólidos foram coletados e classificados em categorias (plástico; vidro; metal; aparelhos de pesca perdidos, abandonados ou descartados – APPAD), pesados em balança de mão e separados a fim de terem destino adequado. A maior quantidade de resíduos sólidos foi verificada na Praia Pontal do Peba, sendo os plásticos predominantes nas duas praias.

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Biografía del autor/a

Andréa Carla Guimarães de Paiva Paiva, UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Docente da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Unidade Educacional Penedo - Laboratório de Ictiologia e Conservação.

Citas

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Publicado

2023-02-28

Versiones

Cómo citar

Paiva, A. C. G. de P. (2023). MUTIRÃO DE LIMPEZA NA PRAIA PONTAL DO PEBA E NA FOZ DO RIO SÃO FRANCISCO, ALAGOAS. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 12(13). Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14399

Número

Sección

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

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