CONSTRUÇÃO DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM PSICOLOGIA:

RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores/as

  • ANGELINA DE VASCONCELOS UFAL - Universidade Federal de Alagoas.
  • ERIKA MARIA FERNANDA MORAES DE ARAUJO UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Palabras clave:

Reformulação PPC. Curricularização da extensão. Instituto de Psicologia

Resumen

Este relato objetiva refletir sobre o processo de reformulação do projeto pedagógico do curso - PPC pelo qual o Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (Campus A. C. Simões) tem passado; em especial, os aspectos relacionados à implementação do programa PIEX- PROGRAMA INTEGRALIZADOR DE EXTENSÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA (PIEX-PSI). Esta reflexão inicia-se com mobilizações realizadas pelo NDE, grupos PET e Centro Acadêmico, os quais discutiram entre os docentes, discentes e técnicos do instituto sobre o processo referido; bem como, consultaram os egressos do curso, a fim de identificar as especificidades do currículo em psicologia da Ufal, campus A.C. Simões, dos demais, e traduzi-las em elementos constituintes do PIEX-IP. Em seguida, objetivando a construção das ações que constituirão o PIEX-IP, foi realizado o levantamento das ações e projetos de extensão desenvolvidas pelo Instituto de Psicologia através de acesso ao site Sigaa - UFAL, no período de 2016 a 2022. Foram analisadas 79 das 81 ações registradas, destacando-se o tipo de ação desenvolvida e a sua área temática. Verificou-se a prevalência da categoria projetos, e da prevalência da área da educação (51,3%), em seguida, saúde (21,8%), direitos humanos (15,4%), cultura (10,3%) e comunicação (1,2%). Conclui-se que as atividades realizadas têm contribuído para fazer emergir e enfatizar as especificidades e necessidades do nosso currículo e por fim, traduzi-las em elementos constituintes do PIEX-IP. Esperamos que o presente relato possa auxiliar outras unidades que eventualmente passem por esse processo.

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Biografía del autor/a

ANGELINA DE VASCONCELOS, UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Docente do curso de Psicologia da UFAL, campus A.C.Simões.

ERIKA MARIA FERNANDA MORAES DE ARAUJO , UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Estudante do Curso de Psicologia- UFAL.

Citas

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Publicado

2022-12-29

Cómo citar

DE VASCONCELOS, A., & MARIA FERNANDA MORAES DE ARAUJO , E. . (2022). CONSTRUÇÃO DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM PSICOLOGIA:: RELATO DE EXPERIÊNCIA. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 11(10). Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14576

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