PSICOLOGIA E A.C.E.:
Intervenções ético-políticas em comunidades.
Palabras clave:
ACE, Psicologia comunitária, Compromisso ético-político, Saúde Mental, MonitoriaResumen
Este artigo tem por objetivo apresentar a experiência extensionista desenvolvida a partir da Atividade Curricular de Extensão 1 (A.C.E.1), executada junto ao primeiro período do curso de Psicologia da Unidade Educacional Palmeira dos Índios/Campus Arapiraca/UFAL. Tal atividade está ligada ao projeto de Extensão Psicologia Social e Saúde Mental: intervenções ético-políticas em comunidades. O projeto objetiva a inserção de estudantes, desde o primeiro período do curso, em comunidades de Palmeira dos Índios e municípios circunvizinhos, com vistas a lhes proporcionar o contato com a realidade da população local, o levantamento de demandas que podem ser respondidas pela Psicologia, além da elaboração de projetos que possam ser desenvolvidos nestas comunidades. Para tanto, nesta primeira etapa (A.C.E.1), os estudantes realizaram visitas às comunidades, principalmente em Unidades Básicas de Saúde e escolas, com objetivo primeiro de realizar mapeamento e posterior elaboração de projetos. Tais atividades foram acompanhadas e orientadas pelas monitoras e supervisionadas pela docente responsável pela A.C.E. Nesta primeira etapa, foram elaborados projetos nas seguintes temáticas: ansiedade e atividades escolares, acompanhamento de diabéticos e hipertensos, pré-natal psicológico, visitas domiciliares como ferramenta de acompanhamento de diabéticos, formação e orientações de docentes para o trabalho com adolescentes.
Descargas
Citas
BOCK, A. M. B. - Psicologia e sua ideologia: 40 anos de compromisso com as elites. In: BOCK, A. M. B. Psicologia e compromisso social. São Paulo: Cortez, 2006.
BOCK, A. M. B. (org) Psicologias: Uma introdução ao estudo de Psicologia - São Paulo: Saraiva, 2008.
FIGUEIREDO, L.C.M. e SANTI, P.L.R. – Psicologia: uma (nova) introdução – São Paulo: Educ, 1997.
GESSER, M. Políticas Públicas e Direitos Humanos: Desafios à Atuação do Psicólogo. Rev. Psi. Ciên. e Prof. 2013, 33 (núm. esp.), 66-77. Disponível em (PDF) GESSER, M. Políticas Públicas e Direitos Humanos: desafios à atuação do psicólogo. Psicol. cienc. prof. [online]. 2013, vol.33, n.spe, pp.66-77. ISSN 1414-9893. | Marivete Gesser - Academia.edu. Acecsso em: 14 nov. 2022.
GOIS, Cezar Wagner de Lima. Psicologia comunitária. Universitas Ciências da Saúde - vol.01 n.02 - pp.277-297. (S/D)
JACQUES, M. G. C. Psicologia Social contemporânea - Rio de Janeiro: Vozes, 2007.
LANE, S. T. M. & CODO, W. (orgs) Psicologia Social: O homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 1994.
LANE, S. T. M. & SAWAIA, B. B. (orgs). Novas Veredas da Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense, 1995.
MARTIN-BARÓ, I. O papel do Psicólogo. Estudos de Psicologia 1996, 2(1), 7-27. disponível em: PipiWINDOWSDesktopScielo. Acesso em: 14 nov. 2022.
SAWAIA, B. B. O sofrimento ético-político como categoria de análise da dialética exclusão/inclusão. In SAWAIA, B.B. (org.). As artimanhas da exclusão. Analise psicossocial e ética da desigualdade social. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.
SAWAIA, B. B. Comunidade: a apropriação científica de um conceito tão antigo quanto a humanidade. In: CAMPOS, R. de F. Psicologia Social Comunitária: da solidariedade à autonomia. Petrópolis: Vozes, 2002.
SILVA, R N. da. A invenção do Psicologia Social. RJ: Vozes, 2005
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.