ESPAÇOS PÚBLICOS E O BRINCAR INFANTIL NA CIDADE DE MACEIÓ.
Palabras clave:
Brincadeira; Culturas Infantis; Território da e para a Infância.Resumen
O texto aborda ações de extensão desenvolvidas no projeto “Os espaços públicos ao ar livre e o brincar infantil na cidade de Maceió”, articulado ao componente “Atividade Curricular de Extensão 4 – Oficinas II” (ACE4), do Curso de Pedagogia da UFAL/Maceió, cujo objetivo geral consistiu em identificar e conhecer espaços públicos utilizados por crianças de 0 a 10 para o brincar, como ruas, calçadas, praças, parques e outros. As observações e coleta de dados foram realizadas em quatro bairros da capital alagoana. Observamos como as crianças brincam, com quem e com o que brincam e como se apropriam dos equipamentos públicos para suas brincadeiras e, desse modo, buscamos compreender como a produção das culturas infantis se institui em meio àqueles contextos e relações. Indagamos: em que medida a cidade de Maceió se constitui em território da e para a infância? Os espaços públicos na cidade são adequados ao brincar infantil, respeitam e garantem o direito à brincadeira e às especificidades das crianças? Os estudos da Sociologia da Infância e da Geografia da Infância apoiaram as discussões, reflexões e análises geradas por meio dos dados produzidos sobre os espaços pesquisados. Evidencia-se que em regiões periféricas os espaços públicos acessados pelas crianças não possuem estrutura adequada, contudo, este fato não as impedem de transformar aqueles espaços e dar novos sentidos e funções para eles.
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Citas
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