A CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA NA INTERNET: ESTUDO DE CASO “PORTAL JOVEM NERD”.

Autores/as

  • Jônatas de Sousa Silva Pereira UFBA - Universidade Federal da Bahia
  • Vanessa Avelar Barreto UFBA - Universidade Federal da Bahia

Palabras clave:

crítica cinematográfica, matriz cultural, tecnologia.

Resumen

Este artigo busca fazer uma análise da crítica cinematográfica na internet partir do canal no YouTube e website do Jovem Nerd, identificando as Matrizes Culturais e os elementos da mediação entre Matrizes Culturais e Competências de Recepção/Consumo, denominado por Martín-Barbero como sociabilidade, a ritualidade que medeia as Competências de Recepção/Consumo e os Formatos Industriais, e a tecnicidade que medeia os Formatos Industriais e as Lógicas de Produção. Trazendo considerações sobre a crítica cinematográfica na internet do qual um espectador/crítico com pouca ou nenhuma formação pode ter a mesma ou maior credibilidade frente a crítica cinematográfica tradicional. Envolvendo assim processos cultura que submerge disputas de valor e de sentido em que abarca a relação entre cultura e tecnologia, tendo como objeto o canal do Youtube Jovem Nerd e o seu Website através da matriz cultural discutida por Jesús Martín-Barbero através das competências de recepção/consumo e lógicas de produção.  A escolha do portal Jovem Nerd torna-se própria pelo caráter em que ele assume principalmente por ser um portal de notícias e entretenimento de grande abrangência que contém podcasts e videocasts com produtos direcionados para o mundo nerd, sendo criado em 2002 no formato de blog. No qual chega à conclusão que o objetivo maior do Jovem Nerd não é ter credibilidade quanto à crítica cinematográfica, e sim informar, onde com a reconfiguração da crítica na internet utilizando a tecnologia, como o uso de efeitos especiais, memes e cosplay por exemplo, para fortalecer uma identidade nerd, criando assim uma relação de partilha.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jônatas de Sousa Silva Pereira, UFBA - Universidade Federal da Bahia

Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Artes com ênfase em Cinema e Audiovisual -Universidade Federal da Bahia.

Vanessa Avelar Barreto, UFBA - Universidade Federal da Bahia

Graduando em Comunicação Social em Produção Cultural – Universidade Federal da Bahia. 

Citas

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In:

ADORNO et al. Teoria da Cultura de massa. Trad. de Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

BRAGA, Carolina. A crítica jornalística de cinema na internet: um dispositivo em transformação. Disponível em: <http://ccnm.fafich.ufmg.br/wp-content/uploads/2014/04/Acritica-jornalistica-de-cinema-na-internet-um-dispositivo-em-transformacao.pdf>. Acesso em: 02 fev. 2018.

CANAL JOVEM NERD. Disponível em: <http://www.jovemnerd.com.br>. Acesso em: 02 fev. 2018.

GOMES, Itania Maria Mota. Raymond Williams e a hipótese cultural da estrutura de sentimento. In: Comunicação e Estudos Culturais. Salvador: Edufba, 2011.

GUGIK, Gabriel. O que é Geek? Disponível em:

<https://www.tecmundo.com.br/hardware/742-o-que-e-geek-.htm> Acesso em: 02 fev. 2018.

Jovem Nerd. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Jovem_Nerd>. Acesso em: 02 fev. 2018.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

NERD. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Nerd>. Acesso em: 02 fev. 2018.

O que é ser nerd. Disponível em: <http://osupernerd.com.br/opinioes/o-que-e-ser-nerd/>. Acesso em: 02 fev. 2018.

SOARES, Thiago. Abordagens Teóricas para Estudos Sobre Cultura Pop. Logos: Comunicação & Universidade, Faculdade de Comunicação Social da UERJ, Rio de Janeiro, edição 41, v. 2, nº 24, 2014. Disponível em: <http://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/logos/article/viewFile/14155/10727>. Acesso em: 02 fev. 2018.

WOTTRICH, Laura Hastenpflug; SILVA, Renata Córdova da; RONSINI, Veneza V. Mayora.

A Perspectiva das Mediações de Jesús Martín-Barbero no Estudo de Recepção da Telenovela. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Curitiba: Intercom –Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2009. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-1712-1.pdf>. Acesso em: 02 fev. 2018.

Publicado

2022-11-30

Cómo citar

de Sousa Silva Pereira, J. ., & Avelar Barreto, V. . (2022). A CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA NA INTERNET: ESTUDO DE CASO “PORTAL JOVEM NERD”. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 11(09). Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14642

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.