CANVAS MODEL

UMA TÉCNICA DE APOIO À GESTÃO DE ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS EM ALAGOAS

Autores/as

  • Valdemir da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
  • Jessica Ferreira de Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
  • Kaucione Gouveia Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
  • Cristianlex Soares dos Santos Associação Alternativa de Agricultores - AAGRA
  • Carlos Everaldo Silva da Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
  • Andre Leite Rocha INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - IFAL

Palabras clave:

Semiárido;, Multidimensionalidade;, Relações institucionais;, Empreendedorismo Rural.

Resumen

Esta ação de extensão teve como objetivo aproximar discentes e docentes dos níveis superior (UFAL e UNEAL) e técnico (IFAL), integrantes da EMBRAPA, assim como agricultores camponeses (de cooperativas e associações) do semiárido alagoano para apresentar os benefícios do canvas model para gerenciamento das ações agrícolas. A sensibilização teórica que deu suporte envolveu: semiárido (espaço multicultural); multidimensionalidade (várias áreas do conhecimento envolvidas); e relações institucionais (participantes do Estado e Comunidade). A ação qualitativa e intersubjetivista, possibilitou adaptar o canvas à linguagem do contexto local. A ação durou 4 meses (de maio a setembro de 2021), com 2 encontros presenciais (o primeiro, com a oficina e o último para apresentação dos resultados) e 3 remotos (entre os participantes - por grupos - via google meet). A coleta de dados se deu com observação participante e com entrevistas não estruturadas com seis (6) grupos de agricultores dos municípios de Craíbas (1), Estrela de Alagoas (1), Igaci (2) e Palmeira dos índios (2). Estes atuam com comercialização de doces agroecológicos, adubo orgânico, fermentados e/ou hortaliças. A interpretação dos dados foi conduzida por meio da pesquisa-ação, já que os grupos de agricultores apresentaram suas demandas e, na troca de saberes, as alternativas iam sendo construídas por todos. Como resultados, foi importante a construção do ensino pela troca de saberes, a pesquisa-ação que movimentou os participantes na resolução dos problemas locais e a extensão como resultado desse deslocamento da universidade para as comunidades externas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BITTENCOURT, DM de C. Estratégias para a agricultura familiar: visão de futuro rumo à inovação. Área de Informação da Sede-Texto para Discussão (ALICE), 2020.

IBGE. Censo Agro 2017: resultados definitivos. Disponível em: https://censos.ibge.gov.br/agro/2017/templates/censo_agro/resultadosagro/pdf/agricultura_familiar.pdf . Acesso em: 23 de nov. de 2021.

LODI, M.; THIOLLENT, M.; SAUERBRONN, J. Uma Discussão Acerca do Uso da Pesquisa-ação em

Administração e Ciências Contábeis. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 13, n. 1, 2018.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005

OSTERWALDER, Alexander;PIGNEUR,Yves. Business Model Generation. Rio de Janeiro:Alta Books,2011.

ZILBER, T. Institutional logics and institutional work: Should they be agreed? Research in the

Sociology of Organizations, v. 39, p. 77-96, 2013.

Publicado

2023-02-28

Cómo citar

da Silva, V. ., Ferreira de Lima, J. ., Gouveia Silva, K., Soares dos Santos, C., Everaldo Silva da Costa, C. ., & Leite Rocha , A. . (2023). CANVAS MODEL: UMA TÉCNICA DE APOIO À GESTÃO DE ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS EM ALAGOAS. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 12(13). Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15151

Artículos más leídos del mismo autor/a