CURRICULARIZAR A EXTENSÃO:

RESSIGNIFICAR O LEGADO DO PERSONAGEM ZÉ GOTINHA PERANTE O ANTICIENTIFICISMO

Authors

  • José Ferreira Junior Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • MELISSA SILVA MOREIRA RABELO Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Alexsandra Jácome Castelo Gomes Torres Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Keywords:

Extensão. Currículo. Anticientificismo. Desinformação

Abstract

Este artigo examina a proposta de curricularização de um dos pilares do tripé educacional:  a extensão.  Ao lado do ensino, da pesquisa e à luz da resolução de número 7 do MEC, de 18 de dezembro de 2018, ilumina-se o legado didático de um corpus específico:  as campanhas de vacinação, simbolizadas pelo personagem Zé Gotinha, diante do negacionismo científico do período pandêmico da Covid-19.  Projetam-se cenários futuros, com base em pesquisa bibliográfica, em que a extensão poderá contribuir para a superação do anticientificismo em voga, pela razão de haver possibilidades para atividade síncrona e assíncrona de forma híbrida, oportunizando-se o acesso a informações com base na ciência.  O pressuposto com o qual se trabalha é o de que a desinformação, ora corrente, deve ser combatida de forma precípua pela educação, não se descartando o incentivo a procedimentos já convalidados pela mídia, por exemplo: as investigações do chamado Fact-Checkin.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

José Ferreira Junior, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Docente da UFMA.

References

ALBUQUERQUE, Afonso de; QUINAN, Rodrigo. Crise epistemológica e teorias da conspiração: o discurso anti-ciência do canal “professor terra plana”. Revista Mídia e Cotidiano, v. 13, n. 3, 2019. Disponível: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38088/22345. Acesso em: 16 jul. 2021.

ALBUQUERQUE, Afonso. As fake news e o ministério da verdade corporativa. Revista Eptic. 2021. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/14670/11591.

Acesso em: 6 dez. 2022.

BRASIL. Resolução nº 7 do Conselho Nacional de Educação, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Diário Oficial da União, Brasília, 19 de dezembro de 2018.

DOWBOR, Ladislau. A educação frente à economia do conhecimento. Comciência, n. 119 Campinas, 2010.

G1. Brasil vacinou apenas 54% das crianças contra a poliomielite. Rio de Janeiro, 29 set. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/saude/noticia/2022/09/29/brasil-vacinou-apenas-54percent-das-criancas-contra-a-poliomielite-campanha-termina-na-sexta.ghtml. Acesso em: 5 dez. 2022.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. A comunicação na educação. Tradução de Maria Immacolata Vassallo de Lopes e Dafne Melo. São Paulo: Contexto, 2014.

MASSETTO, Marcos Tarcísio; NONATO, Bréscia; MEDEIROS, Zulmira. Inovação curricular no ensino superior: entrevista com Marcos Tarcísio Masseto. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p; 203-210, jan./jun. 2017.

MOREL, Ana Paula Massadar. Negacionismo da Covid-19 e educação popular em saúde: para além da necropolítica. Revista Trabalho, Educação e Saúde. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/pnVbDRJBcdHy5K6NSc4X65f/. Acesso em: 5 ago. 2021.

SANTAELLA, Lúcia. A pós-verdade é verdadeira ou falsa? São Paulo: Estação de letras de cores, 2018.

SANTAELLA, Lúcia. Humanos hiper-híbridos: linguagens e cultura na segunda era da internet. São Paulo: Paulus, 2021.

SEVCENKO, Nicolau. A revolta da vacina: mentes insanas em corpos rebeldes. São Paulo: Scipione, 2003.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Manual de Curricularização da Extensão na UFMA. 2022. Disponível em: https://portais.ufma.br/PortalProReitoria/proec/paginas/noticias/noticia.jsf?id=59124 Acesso em: 13 dez. 2022.

ZORZETTO, Ricardo. As razões da queda na vacinação. Revista Pesquisa FAPESP, São Paulo, ed. 270, ago., 2018. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/as-razoes-da-queda-na-vacinacao/ Acesso em: 7 dez. 2022.

Published

2023-10-11

How to Cite

Ferreira Junior, J., SILVA MOREIRA RABELO, M. ., & Castelo Gomes Torres, A. J. (2023). CURRICULARIZAR A EXTENSÃO:: RESSIGNIFICAR O LEGADO DO PERSONAGEM ZÉ GOTINHA PERANTE O ANTICIENTIFICISMO . REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 12(15). Retrieved from https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15221

Similar Articles

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.