CURRICULARIZAR A EXTENSÃO:

RESSIGNIFICAR O LEGADO DO PERSONAGEM ZÉ GOTINHA PERANTE O ANTICIENTIFICISMO

Autores/as

  • José Ferreira Junior Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • MELISSA SILVA MOREIRA RABELO Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Alexsandra Jácome Castelo Gomes Torres Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Palabras clave:

Extensão. Currículo. Anticientificismo. Desinformação

Resumen

Este artigo examina a proposta de curricularização de um dos pilares do tripé educacional:  a extensão.  Ao lado do ensino, da pesquisa e à luz da resolução de número 7 do MEC, de 18 de dezembro de 2018, ilumina-se o legado didático de um corpus específico:  as campanhas de vacinação, simbolizadas pelo personagem Zé Gotinha, diante do negacionismo científico do período pandêmico da Covid-19.  Projetam-se cenários futuros, com base em pesquisa bibliográfica, em que a extensão poderá contribuir para a superação do anticientificismo em voga, pela razão de haver possibilidades para atividade síncrona e assíncrona de forma híbrida, oportunizando-se o acesso a informações com base na ciência.  O pressuposto com o qual se trabalha é o de que a desinformação, ora corrente, deve ser combatida de forma precípua pela educação, não se descartando o incentivo a procedimentos já convalidados pela mídia, por exemplo: as investigações do chamado Fact-Checkin.

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Biografía del autor/a

José Ferreira Junior, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Docente da UFMA.

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Publicado

2023-10-11

Cómo citar

Ferreira Junior, J., SILVA MOREIRA RABELO, M. ., & Castelo Gomes Torres, A. J. (2023). CURRICULARIZAR A EXTENSÃO:: RESSIGNIFICAR O LEGADO DO PERSONAGEM ZÉ GOTINHA PERANTE O ANTICIENTIFICISMO . REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 12(15). Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15221

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