Subjetividades Políticas Contemporâneas e suas Relações com o Cinema: Solidão, Tristeza, Dor e Individualidade em Algumas Cenas de Closer, Caché e Babel

Autores/as

  • Cícero Rogério do Nascimento

Palabras clave:

Cinema, Subjetividades políticas contemporâneas, Individualidade.

Resumen

O artigo aborda as relações que são construídas em torno do conceito de subjetividades políticas contemporâneas representadas nos filmes: Closer, Caché e Babel. O objetivo é analisar como estas produções cinematográficas representam a solidão, a tristeza, a dor e a individualidade a partir da trama vivenciada pelos principais personagens dos três filmes. Como metodologia para a análise foi utilizada a técnica de decupagem que consiste na descrição das cenas que compõem os filmes, cenári os onde as tramas ocor rem e às vezes a reprodução dos di ál ogos de al guns personagens que melhor representam o tema proposto no estudo. Há ainda referências teóricas sobre a construção de processos de subjetivação na atual fase globalizada do capital e suas imbricações com o campo simbólico, representado pela indústria do cinema. 

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Publicado

2016-02-22

Cómo citar

Nascimento, C. R. do. (2016). Subjetividades Políticas Contemporâneas e suas Relações com o Cinema: Solidão, Tristeza, Dor e Individualidade em Algumas Cenas de Closer, Caché e Babel. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 1(4), 65–78. Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/2180

Número

Sección

ARTIGOS

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