PROJETO PET CIDADÃO

A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM PERÍODO DE PANDEMIA

Autores

  • Daniel Turchetti Cedro Costa Universidade Federal de Alagoas
  • Mariana Soares Oliveira Leandro Universidade Federal de Alagoas
  • Lara dos Santos Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Lais Caroline Gomes Ramos Universidade Federal de Alagoas
  • Lucas Matheus Nascimento da Silva Miguel Universidade Federal de Alagoas
  • Maisa Bida de Oliveira Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
  • Marcia Kikuyo Notomi Universidade Federal de Alagoas https://orcid.org/0000-0002-8233-2150

Palavras-chave:

Extensão; Saúde Animal; Educação; Comunicação e Tecnologia da Informação

Resumo

 A convivência com animais de estimação traz muitos benefícios aos seres humanos. No entanto, o desconhecimento dos fundamentos sobre a posse responsável afeta diretamente o bem-estar de todos os envolvidos, além de possibilitar o aumento do abandono e de transmissão de doenças, acarretando risco para a saúde pública. O projeto de extensão Pet Cidadão (PROEX-UFAL) promove a educação sobre saúde, bem-estar e zoonoses de cães e gatos em escolas e para tutores em situação de vulnerabilidade, de forma presencial. Durante a pandemia, o projeto sofreu adaptações metodológicas com o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Objetivou-se a educação sobre cuidados e saúde de cães e gatos, a tutores de animais e interessados utilizando mídias sociais e programas de rádios, visando promover bem-estar animal, reduzir os maus tratos, abandono, superpopulação, acidentes de mordedura ou de trânsito e principalmente, a transmissão de doenças para outros animais e para seres humanos (zoonoses). Sob coordenação docente, discentes de medicina veterinária foram responsáveis pela criação e divulgação de microconteúdo divulgados em redes sociais (@petcidadão), rádios da cidade de Maceió e arquivos de podcast. Foram disponibilizadas 67 postagens, sendo 62 criações próprias (50 áudios e 12 vídeos), obtendo mais 2.050 seguidores. Verificou-se que o uso das TICs  tem possibilitado a manutenção da difusão das informações criadas no ambiente universitário à comunidade, durante a pandemia. Uma variedade de conteúdo disponível na Web possibilita que o usuário opte pelo que queira ver, quando ou quantas vezes ele pode acessar o conteúdo, adequando o aprendizado a características individuais e aos interesses das novas gerações, mostrando importantes benefícios como ferramenta de educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Turchetti Cedro Costa, Universidade Federal de Alagoas

Discente do curso de medicina veterinária, campus Ceca, Universidade Federal de Alagoas

Mariana Soares Oliveira Leandro, Universidade Federal de Alagoas

Discente do curso de medicina veterinária, campus Ceca, Universidade Federal de Alagoas

Lara dos Santos Lima, Universidade Federal de Alagoas

Discente do curso de medicina veterinária, campus Ceca, Universidade Federal de Alagoas

Lais Caroline Gomes Ramos, Universidade Federal de Alagoas

Discente do curso de medicina veterinária, campus Ceca, Universidade Federal de Alagoas

Lucas Matheus Nascimento da Silva Miguel, Universidade Federal de Alagoas

Discente do curso de medicina veterinária, campus Ceca, Universidade Federal de Alagoas

Marcia Kikuyo Notomi, Universidade Federal de Alagoas

Docente do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Alagoas. 

Referências

BACKES VMS, NIETSCHE EA., CAMPONOGARA S et al. A Educação Continuada dos Alunos Egressos: Compromisso da Universidade. Rev. Bras. Enferm., v. 55, n. 2, p. 200-204, mar./abr. 2002 BRASIL. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/gJ7t4kWqgdmgyktqnHzBVWk/?lang=pt Acesso em: 17/03/2022.

BANDEIRA NETO, E. P.; SALES, J. R.; MACIEL, A. H. C.; CARDOSO, G. Y. R.; CORREIA, D. B. S.; VELOSO, A. F. de H.; DO ESPÍRITO SANTO, L. V.; DE CARVALHO, J. L.; BARBOSA, J. G. D.; BEZERRA, B. R.; ARAGÃO, G. F. Utilização de mídias digitais como meio de educação em saúde no contexto de emergências: extensão universitária. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 47-57, 2018. DOI: 10.5965/25946412222018047. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/12907 Acesso em: 17/03/2022.

BLACK, K. A., DRUMMOND, L., JAIN, V., SAGLE, M. Development of a medical education podcast in obstetrics and gynecology. Canadian medical education journal, v. 12; n.2, p. e103–e105, 2021 Disponível em: https://doi.org/10.36834/cmej.71139 Acesso em: 30/03/2022

COUTO, E. S., COUTO, E. S., CRUZ, I. DE M. P. #Fiqueemcasa: Educação na pandemia da covid-19. Educação, v. 8, n.3, p. 200–217, 2020 Disponível em:. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217 Acesso em: 30/03/2022

DELORS, J. Educação um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século 21. MEC - Ministério da Educação e do De Esporte, 2010 Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000109590_por Acesso em: 17/03/2022

FORPROEX. Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus. 2012. Gráfica da UFRGS - Porto Alegre/RS (Brasil), 74p. Disponível em: http://www.ufrgs.br/prorext-siteantigo/arquivos-diversos/PNE_07.11.2012.pdf/view. Acesso em: 17/03/2022

GARCIA-MENDONZA, D., & CORRAL-JOZA, K. (2021). El microaprendizaje y su aporte en la habilidad de concentración en estudiantes de bachillerato. Revista Innova Educación, 3(4), 28-39. Disponível em: https://doi.org/10.35622/j.rie.2021.04.002 Acesso em: 30/03/2022

GIUMELLI, R. D.; SANTOS, M. C. P. Convivência com animais de estimação: um estudo fenomenológico. Revista da Abordagem Gestáltica, v.22, n.1, p.49-58, 2016. Disponível em https://www.redalyc.org/pdf/3577/357746390007.pdf Acesso em: 17/03/ 2022.

HERRERA, R.C.; MEDEIROS, H.F.; SANTANA, A.R.; et al. Fatores de risco de zoonoses presentes em comunidade universitária em Altamira-PA Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 6, p.18530-18547. nov./dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n6-245 Acesso em: 30/03/2022

LIMA A. F. M.; LUNA S. P. L. Algumas causas e consequências da superpopulação canina e felina: acaso ou descaso? / Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP São Paulo: Conselho Regional de Medicina Veterinária, v. 10, n. 1 (2012), p. 32–38, 2012. Disponível em: https://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/download/258/242 Acesso em: 30/03/2022

McNAMARA, S. W., SHAW, M., WILSON, K., COX, A. Educational Podcasts in Kinesiology: A Scoping Review. Kinesiology Review v.10, n.1, p.88-100, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1123/kr.2020-0007 Acesso em: 30/03/2022

MEDITSCH R.G.M., O médico veterinário, as Zoonoses e a saúde pública: um estudo com profissionais e clientes de clínicas de pequenos animais em Florianópolis, SC, Brasil. 2006. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/89049/226459.pdf?sequence=1 Acesso em: 31/02/2022.

MELO, E.H.M. Apresentação do nível de cuidados básicos destinados aos caninos e felinos domésticos, pelos seus proprietários, no município de Maceió-AL e observação de fatores de risco zoonóticos associados. CESMAC, Maceió, Alagoas, Junho, 2016. Disponível em: https://ri.cesmac.edu.br/handle/tede/774 Acesso em: 31/07/2021.

MILLIGAN, K. J., DAULTON, R. S., ST CLAIR, Z. T., EPPERSON, M. V., HOLLOWAY, R. M., & SCHLAUDECKER, J. D. (2021). Creation of a Student-Run Medical Education Podcast: Tutorial. JMIR medical education, n. 7, n.3, p. e29157. Disponível em: https://doi.org/10.2196/29157 Acesso em: 30/03/2022

MOUTINHO, F F B; NASCIMENTO, E R do; PAIXAO, R L. Percepção da sociedade sobre a qualidade de vida e o controle populacional de cães não domiciliados. Ciência animal brasileira. v. 16, n.4, p.574-588, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cab/a/X6Y3SMXq5bMbgDp3tvKSpCk/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 31/07/2021.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE - OMS. Tópicos em saúde: zoonoses; 2017. Disponível em: https://www.who.int/topics/zoonoses/en/. Acesso em: 09/03/2022.

OROZCO- GDMEZ G Comunicação, Educação e Novas Tecnologias: Tríade Do Século XXI. Palestra do V Sirnpósio de Pesquisa em Comunicação da Região Centro-Oeste. Goiania, Brasil. Universidade Federal de Goias, 1999. http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comeduc/article/viewArticle/4520

OVIEDO RODRÍGUEZ, M,; MEDINA LEÓN, A.; OJEDA, Y.E.A. Procedimiento para la planificación operativa con enfoque de procesos en instituciones de Educación Superior, Ecuador. Universidad y Sociedad- Revista Científica de la Universidad de Cienfuegos. v.10, n. 4, 2018 https://www.researchgate.net/profile/Alberto-Leon-6/publication/328542711_Procedimiento_para_la_planificacion_operativa_con_enfoque_de_procesos_en_Instituciones_de_Educacion_Superior_Ecuador/links/5bd377b24585150b2b8a17df/Procedimiento-para-la-planificacion-operativa-con-enfoque-de-procesos-en-Instituciones-de-Educacion-Superior-Ecuador.pdf Acesso em: 31/07/2021.

PFUETZENREITER, M. R. et al., Evolução histórica da medicina veterinária preventiva e saúde pública. Ciência rural. Outrubro, 2004. V. 34 Nº 5, PGs.1661-1668. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cr/a/7hTnJvzGvvLSHrnk9gZmRfv/?lang=pt Acesso em: 31/07/2021.

SANTOS F.S. et al., conscientizar para o bem estar animal: posse responsável.. Revista Ciência e Extensão UNESP. v.10, n.2, p.65-73,2014. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/805/978 Acesso em:31/07/2021.

SANTOS, GRH; CAMARGO, CC; MENOSSI, BRS. Projeto de extensão universitário no combate a obesidade infantil através das mídias sociais em face de pandemia por covid-19: um estudo transversal. Brazilian Journal of Development v. 6, n. 9, p. 69886-69900, sep. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-438

SILVA, A.S.; SOUZA, R.P.; SANTOS, V.R.N. et al. Abandono de animais: um problema de saúde pública em região do Nordeste, Brasil Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.3, p.25666-25680, 2021 https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-324

SOARES NETO, J.; PINHO, F. V. A. de .; MATOS, H. L.; LOPES, A. R. de O.; CERQUEIRA, G. S. .; SOUZA, E. P. de . Teaching technologies used in Education in the COVID-19 pandemic: an integrative review. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e51710111974, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i1.11974. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/11974. Acesso em: 09/03/2022.

Publicado

04-04-2023

Como Citar

Turchetti Cedro Costa, D., Soares Oliveira Leandro, M., dos Santos Lima, L. ., Gomes Ramos, L. C., Nascimento da Silva Miguel, L. M. ., Bida de Oliveira Silva, . M., & Notomi, M. K. (2023). PROJETO PET CIDADÃO: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM PERÍODO DE PANDEMIA. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 12(13). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/13475

Artigos Semelhantes

<< < 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.