ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO

UNIFICAÇÃO DIALÉTICA ENTRE FORMAÇÃO ACADÊMICA E TRABALHO PROFISSIONAL

Autores

  • Sueli Maria do Nascimento UFAL - Universidade Federal de Alagoas.
  • Camila Laura Vebtura dos Santos Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Daniele de Oliveira Santos Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Maria Rafaela Porfírio Dias Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Palavras-chave:

Atividade Curricular de Extensão, Educação, Serviço Social

Resumo

Este texto apresenta o relato de experiência em uma Atividade Curricular de Extensão – ACE desenvolvida como uma das iniciativas pioneiras dessa modalidade de componente curricular obrigatório instituída a partir da revisão do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação da Faculdade de Serviço Social da UFAL – PPC/FSSO (vigente desde 2019). Trata-se do projeto intitulado “Serviço Social e Formação Profissional Continuada – Assessoria ao CRESS/AL na implantação da Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS-CRESS em Alagoas”, o qual ensejou a elaboração, organização e execução do Curso de Extensão “Política e Organização da Educação Básica no Brasil”, realizado de forma virtual e online durante o ensino remoto emergencial regulamentado pela Universidade, em razão das exigências do distanciamento social preventivo decorrente da pandemia do COVID-19. Os desafios e os aprendizados compartilhados pelas autoras como resultados da trajetória de implementação do projeto de ACE são resumidos aqui, com ênfase no conhecimento sobre a política de educação brasileira. Tem-se o objetivo de expor a relevante contribuição da atividade extensionista na unificação dialética entre a formação acadêmica (na graduação) e o exercício profissional (na educação permanente), em observância ao princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na relação da universidade com a sociedade em geral.

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Biografia do Autor

Sueli Maria do Nascimento, UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Docente da Faculdade de Serviço Social/FSSO/UFAL.

Camila Laura Vebtura dos Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Discente de graduação da Faculdade de Serviço Social

Daniele de Oliveira Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Discente de graduação da Faculdade de Serviço Social

Maria Rafaela Porfírio Dias, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Discente de graduação da Faculdade de Serviço Social

Referências

BRASIL. Lei n° 13.935, de 11 de dezembro de 2019. Prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. Brasília, 2019.

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FÓRUM de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras – FORPROEX. Extensão Universitária: organização e sistematização. Organização: Edison José Corrêa. Coordenação Nacional do FORPROEX. Belo Horizonte: Coopmed, 2007.

FÓRUM de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras – FORPROEX. Conceito de extensão, institucionalização e financiamento. I Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Brasília, UNB, 4 e 5 de novembro de 1987. Disponível em: <https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/1987-I-Encontro-Nacional-do-FORPROEX.pdf>. Acesso em: 5 set. 2021.

LIMA, Telma Cristiane Sasso de; NASCIMENTO, Sueli Maria do. Programa de Extensão Curricular da Faculdade de Serviço Social. Extensão em Debate. Revista da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alagoas/UFAL. Edição Especial. Vol. 06, nº. 05, ano 2019. Maceió, 2019.

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NASCIMENTO, Sueli Maria do. Serviço Social e Formação Profissional Continuada – Assessoria ao CRESS/AL na implantação da Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS-CRESS em Alagoas. Projeto de Extensão Universitária (Registro SIGAA/UFAL PJ010-2021). Maceió, UFAL, 2021.

UNIVERSIDADE Federal de Alagoas – UFAL. Resolução CONSUNI Nº 04/2018, de 19 de fevereiro de 2018. Regulamenta as ações de extensão como componente curricular obrigatório nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da UFAL. Maceió, 2018.

Publicado

29-12-2022

Como Citar

Nascimento, S. M. do, Santos, C. L. V. dos ., Santos, D. de O., & Dias, M. R. P. (2022). ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO: UNIFICAÇÃO DIALÉTICA ENTRE FORMAÇÃO ACADÊMICA E TRABALHO PROFISSIONAL. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 11(10). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14607

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