“CIÊNCIA NA PRAÇA”:

A PÓS-GRADUAÇÃO A SERVIÇO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Rhian Vilar da Silva Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Educação popular, Educação não formal, Extensão universitária, Interdisciplinaridade

Resumo

Este é o relato da minha experiência como aluno de pós-graduação entre 2019 e 2021 na atividade de extensão e divulgação científica “Ciência na Praça” desenvolvida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faz referência a importância de criar uma via de mão-dupla que permita o encontro entre o processo de produção científica gerado em programas de pós-graduação para com o público em geral, tendo na extensão universitária a ferramenta de articulação do processo dialético que permita da simples troca de saberes (acadêmicos e populares) à democratização do conhecimento acadêmico, e por fim a construção integrada e coletiva da ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rhian Vilar da Silva Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estudante de pós graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Referências

SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo, 2007.

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 14, n. 50, p. 27–38, jan/mar. 2006.

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e o educador social. Atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010.

TEIXEIRA, Jonny Nelson; ALVES, Luis Augusto; MURAMATSU, Mikiya. Comunicações: projeto arte e ciência no parque–uma abordagem de divulgação científica interativa em espaços abertos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 1, p. 171–187, 2010.

SESu/MEC–Secretaria de Educação Superior/Ministério da Educação. Plano Nacional de Extensão Universitária. Brasília: SESu/MEC, 2000–2001.

Souza, Karine Pinheiro de; Silva, Rafael dos Santos da; Abreu, Pedro Ferraz de. Ciência na Praça: Um diálogo com a responsabilidade e inovação na pesquisa. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 315–340 abr./jun. 2018.

Publicado

16-10-2023

Como Citar

Vilar da Silva Vieira, R. (2023). “CIÊNCIA NA PRAÇA”: : A PÓS-GRADUAÇÃO A SERVIÇO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 12(15). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15094

Artigos Semelhantes

<< < 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.