O Mercado do Folhetim: Entre o Jornal, o Cinema e a Televisão
Resumo
O artigo tem o objetivo de analisar o desenvolvimento da telenovela brasileira, recorrendo às principais influências do gênero: o romance-folhetim surgido na França do século XIX e o Cinema Novo surgido no Brasil na segunda metade do século XX. Para tanto , faz-se uma caracterização do folhetim enquanto elemento de mercado e da atual telenovela enquanto modelo da cultura de massa e forma proveniente da estrutura folhetinesca. No percurso, evidencia-se a forte presença da tradição cinematográfica na formação da ficção televisiva nacional. O estudo toma como base os trabalhos de Meyer (1996), Sodré (1985), Hamburger (2011), Xavier (2001), entre outros. À guisa de conclusão, constatamos que a atual telenovela brasileira difere do romance-folhetim francês (seu protótipo) por razões mercadológicas, como a introdução das técnicas capitalistas no modo de produção, e que no plano temático a teleficção herda diversos aspectos do Cinema Novo, por exemplo, a orientação para a verossimilhança.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
16-04-2015
Como Citar
Silva, A. P. (2015). O Mercado do Folhetim: Entre o Jornal, o Cinema e a Televisão. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 1(3). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/1733
Edição
Seção
ARTIGOS