Informação para Autores
APRESENTAÇÃO GERAL DA REVISTA E SUA SUA POLÍTICA GERAL ANTIPLÁGIO
Condições elementares para para construir e submeter um texto no Periódico Eletrônico:
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. São condições a serem verificadas antes da submissão do texto:
1- A contribuição deve ser original e inédita, e não estar em avaliação para a publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
2-Os arquivos para submissão estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
3-URLs para as referências serem informadas quando necessário.
4- O texto estar em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento nem anexos.
5-O texto seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Templates e Sobre a Revista e
6-A identificação de autoria do trabalho ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo, desta forma, o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
Elementos gerais da política antiplágio - declaratória
Por meio de uma declaração, os autores, no ato de submissão dos textos, deverão anexar sua declaratória de ineditismo em relação aos conteúdos abordados em cada produção pretensa a ser publicada neste periódico. A referida DECLARAÇÃO é um dos procedimentos da política antiplágio da Revista.
O texto principal da submissão não será aceito para possível publicação sem o envio da declaração antiplágio, cujo envio deve se dar também no momento do envio do texto principal pretendido.
Ver link de acesso ao modelo DA DECLARAÇÃO (COLAR O LINK NO BUSCADOR DA WEB): LINk
https://docs.google.com/document/d/1RJzlJnNDnZkhfoIdaf4F-8qecobibEBX/edit
Fazer uma nova submissão para a seção POLÍTICA ANTIPLÁGIO - DECLARATÓRIA.
Como submeter um artigo na Revista Extensão em Debate?
Artigos são textos que apresentam resultados de análise ou reflexão sobre questões atinentes à extroversão do conhecimento científico, em qualquer área do conhecimento. Portanto, deve ser um texto originado em trabalho científico que tenha entre suas finalidades, contemplar a aplicação do conhecimento gerado pela academia na sociedade.
Os textos a serem publicados nesta seção do periódico devem estar atrelados a, pelos, uma das 08(oito) áreas temáticas de Extensão.
O texto deverá conter: Título (na língua portuguesa, inglesa e espanhol); Resumo (na língua portuguesa, inglesa e espanhol); Introdução; Fundamentação Teórica; Metodologia; Resultados e Discussões; Considerações Finais; Referências (conforme norma vigente da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT NBR 15906:2021).
Durante o processo de submissão, deverão ser enviadas 02 (DUAS) versões de texto: uma SEM e outra COM identificação de autoria.
TEMPLATE QUE NÃO INCLUA O NOME DOS/AS AUTORES/A. LINK: (COPIAR LINK NO BUSCADOR DA WEB): https://docs.google.com/document/d/1953JFp7Aa-aGPH2tsQbxzQ0PLoF2N32u/edit
TEMPLATE QUE INCLUA O NOME DOS/AS AUTORES/AS. LINK: (COPIAR LINK NO BUSCADOR DA WEB): https://docs.google.com/document/d/1BoMSycUsT4dW49beEzCL9yqU90nGm1Gy/edit
Limite: até 05 (cinco) autores, exceto os/as orientadores/as.
A estrutura textual deve ser:
A) Documento em formato Microsoft Word (.doc), formato A4, com margens superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5 cm, sem espaço entre os parágrafos;
B)Três a cinco palavras-chave separadas por ponto;
C) O arquivo deve conter entre 10 e 18 páginas, incluindo as referências bibliográficas (conforme norma vigente da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT);
D) Trabalhos com tabelas, gráficos, fotos, imagens de qualquer gênero ou de fórmulas matemáticas e químicas deverão inserir no formato de imagem, extensão do arquivo .jpg ou.jpeg, tamanho máximo de cada arquivo de 5Mb;
E) Todas as figuras, imagens ou ilustrações inseridas no texto devem conter o título ou legenda, acima da imagem, com fonte Times New Roman, tamanho 10. Abaixo deve constar a fonte da imagem, com tamanho 10.
Como submeter um relato de experiência em atividade de extensão na Revista Extensão em Debate?
O relato de experiência extensionista é uma categoria textual de caráter narrativo, descritivo e reflexivo, que busca descrever vivências relevantes/significativas que contribuam para áreas do conhecimento diversas. Nessa seção da Revista serão publicados relatos de ações de extensão já vivenciadas pelos/as proponentes.
Durante o processo de submissão, deverão ser enviadas 02 (DUAS) versões de texto: uma SEM e outra com identificação (ões) de autoria.
TEMPLATE QUE SEM O NOME DOS/AS AUTORES/A. LINK: (COPIAR LINK NO BUSCADOR DA WEB): https://docs.google.com/document/d/1XuHQzx4zj0kAIq51itp-EClPmyL2Auyx/edit
TEMPLATE COM O NOME DOS/AS AUTORES/AS. LINK: (COPIAR LINK NO BUSCADOR DA WEB): https://docs.google.com/document/d/19HbxVUfRgS2lcyz5B4jeWvBR1eJvPaH-/edit
Deverá o relato estar vinculado a, pelos, uma das 08(oito) áreas temáticas de Extensão. E conter na estrutura as seguintes informações:
01 EM QUE CONSISTE A PRÁTICA RELATADA
02 CONTEXTO EM QUE OCORRE A AÇÃO
03 PARTICIPANTES/INTEGRANTES DA AÇÃO RELATADA
04 METODOLOGIA APLICADA
05 RESULTADOS ALCANÇADOS
06 O QUE SE APRENDEU COM A EXPERIÊNCIA
07 RELAÇÃO DA PRÁTICA COM OS CONCEITOS DE EXTENSÃO
O texto deverá conter: Resumo (com palavras-chave); Introdução; Desenvolvimento;
Metodologia; Discussão; Considerações; Referências.
Limite de autorias: até 05 (cinco) autores, exceto os/as orientadores/as.
A estrutura textual deve contemplar:
a)Documento em formato Microsoft Word (.doc), formato A4, com margens superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5 cm, sem espaço entre os parágrafos;
b)Três a cinco palavras-chave separadas por ponto;
c)O arquivo deve conter entre 8 e 15 páginas, incluindo as referências bibliográficas (conforme norma vigente da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT NBR 15906:2021);
d)Será permitido incluir tabelas, gráficos, fotos, imagens de qualquer gênero, extensão do arquivo .jpg ou .jpeg, tamanho máximo de cada arquivo de 5Mb;
e)Deve conter um título; Imagens; OBSERVAR AS QUESTÕES ÉTICAS, como exposição de nomes, imagens e experiências de pessoas.
Como submeter um resumo expandido na Revista Extensão em Debate?
O resumo expandido é caracterizado como um documento, cujas ideias nele contidas podem ser entendidas no menor tempo possível. Para tanto, requer sutileza e pode ser mais trabalhoso que um trabalho científico completo. Não se trata apenas de um resumo alongado. Neles devem incluir objetivos, metodologias, referências, comparações com trabalhos relacionados e outros detalhes esperados em um documento que deverá ser divulgado na comunidade acadêmica. Em sua elaboração, alguns assuntos podem ser omitidos como, por exemplo, detalhes descritos em ensaios, descrições de futuros trabalhos, informações institucionais que não sejam relevantes ao trabalho, dentre outros. Em síntese, os resumos expandidos submetidos a este periódico deverão, impreterivelmente, estar relacionados ao escopo da Revista. E ter, no total do texto, até 06 (SEIS) páginas, incluindo as referências bibliográficas.
LINK DE ACESO AO TAMPLETE (COPIAR LINK NO BUSCADOR DA WEB): https://docs.google.com/document/d/17TlqxqmLOQiUDH0UO6YzzoTFO2HkBmOj/edit
Fazer uma nova submissão para a seção RESUMO EXPANDIDO.