Relationship between the environment and the Coronavirus: the globalization virus

Authors

  • Wellington Pereira Rodrigues Centro Universitário AGES. Paripiranga, Bahia
  • Fabio Luiz Oliveira de Carvalho Centro Universitário AGES. Paripiranga, Bahia

DOI:

https://doi.org/10.20952/jrks1111643

Abstract

Introdução: A disseminação do SARS-CoV-2 desencadeou a pandemia do Covid-19 e destaca as relações entre meio ambiente e o coronavírus, reconhecido como vírus da globalização. Objetivo: Analisar o contexto do Coronavírus e suas relações com o meio ambiente a nível mundial; destacando os impactos desse contexto nas comunidades. Método: A pesquisa trata-se de uma revisão sistemática de literatura, através das pesquisas selecionadas nas bases de dados (BVS), Google Acadêmico, (MEDLINE) e (LILACS) utilizando pesquisas nos idiomas português e inglês, que correspondessem entre 1998-2020, selecionando 16 pesquisas. Resultados: O coronavírus é o reflexo decorrente de zoonoses, eventos e cadeias envolvendo animais e humanos, caracterizando-o com o processo de globalização. Discussão: A globalização advinda da revolução industrial contribuiu para a emergência de doenças, como Covid-19 e ocasionam modificações no ambiente, através dos animais infectados que culminam na infecção dos humanos. Conclusão: Os agentes infecciosos, causadores de grande maioria das doenças decorrentes da infecção dos animais e consequentemente dos humanos, são reflexos da globalização, degradação ambiental; sendo essenciais medidas de prevenção como a detecção e contenção do comércio na comercialização de animais, para conservação do ambiente e melhorias na saúde da população. Palavras-chave: Covid-19; Enfermagem; Globalização; Impacto Ambiental; Meio Ambiente.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Boa Sorte, P. (2020). Mark the correct answer? To whom? Deconstructing reading comprehension. Journal of Research and Knowledge Spreading, 1(1), e11550. https://doi.org/10.20952/jrks1111550

Brasil. (1998). Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Brasília-DF: Presidência da República.

Brasil. (2020). Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim epidemiológico 01. Infecção Humana pelo Novo Coronavírus (2019-nCoV). Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública - COE-nCoV, n. 1, Janeiro.

Brito, C. D. A., & Nunes, C. P. (2020). The intensification of teaching work in the context of the commercialization of higher education in Brazil. Journal of Research and Knowledge Spreading, 1(1), e11420. https://doi.org/10.20952/jrks1111420

Chaves, T. S. S., & Bellei, N. C. J. (2020). SARS-COV-2, o novo Coronavírus: uma reflexão sobre a Saúde Única (One Health) e a importância da medicina de viagem na emergência de novos patógenos. Revista De Medicina, 99(1), i-iv. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v99i1pi-iv

Dashti, E. (2020). Examining the relationship between unwillingness to translate and personality type of Iranian translation students. Journal of Research and Knowledge Spreading, 1(1), e11467. https://doi.org/10.20952/jrks1111467

Dias, A. F. (2020). Trans* escrevivências as a pedagogical power. Journal of Research and Knowledge Spreading, 1(1), e11494. https://doi.org/10.20952/jrks1111494

Ebrahimi, M. A. (2020). Cultural value of translation of proverbs and synopsis. Journal of Research and Knowledge Spreading, 1(1), e11484. https://doi.org/10.20952/jrks1111484

Fullagar, S. (2019). A physical cultural studies perspective on physical (in)activity and health inequalities: the biopolitics of body practices and embodied movement. Revista Tempos e Espaços em Educação, 12(28), 63-76. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i28.10161

Garrido, R. G., & Garrido, F. de S. R. G. (2020). COVID-19: Um panorama com ênfase em medidas restritivas de contato interpessoal. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 8(2), 127-141. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2020v8n2p127-141

Garrido, R. G., & Rodrigues, E. L. (2020). COVID-19: uma abordagem médico-conservacionista. Revista Augustus, 25(51), 394-411. https://doi.org/10.15202/1981896.2020v25n51p394

Gomes, I., Medeiros, P., & Maeseele, P. (2020). Comunicação ambiental: explorando múltiplas interfaces. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, 14(2), 268-272. https://doi.org/10.29397/reciis.v14i2.2130

Heckler, V., Fazio, A. A., & Ruas, F. P. (2020). Investigation with experimental practical activities in training geographically distant teachers. Journal of Research and Knowledge Spreading, 1(1), e11403. https://doi.org/10.20952/jrks1111403

Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (2017). Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas.

Lana, R. M., Coelho, F. C., Gomes, M. F. C., Cruz, O. G., Bastos, L. S., Villela, D. A. M., & Codeço, C. T. (2020). Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. Cadernos de Saúde Pública, 36(3), e00019620. https://doi.org/10.1590/0102-311x00019620

Lenzen, M., Li, M., Malik, A., Pomponi, F., Sun, Y-Y., & Wiedmann, T. (2020) Global socio-economic losses and environmental gains from the Coronavirus pandemic. PLoS ONE, 15(7), e0235654. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0235654

Nascimento, F. (2020). Cemitério x novo Coronavírus: impactos da COVID-19 na saúde pública e coletiva dos mortos e dos vivos. Boletim de Conjuntura (BOCA), 2(4), 01-09. http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3748890

Oliveira, M. N., Campos, M. A. S., & Siqueira, T. D. A. (2020). Coronavírus: globalização e seus reflexos no meio ambiente. Editorial BIUS, 20(14), 1-12.

Oliveira, E. S., & Barreto, D. A. B. (2020). Contemporary studies on knowledge, teaching in higher education and social representations in Brazil. Journal of Research and Knowledge Spreading, 1(1), e11585. http://dx.doi.org/10.20952/jrks1111585

Santos, V. H. R. (2020). Pandemia de Coronavírus: reflexos na sociedade. COGITARE, 3(1), 107-110.

Santos, I. T. R., Barreto, D. A. B., & Soares, C. V. C. O. (2020). Formative assessment in the classroom: the dialogue between teachers and students. Journal of Research and Knowledge Spreading, 1(1), e11483. https://doi.org/10.20952/jrks1111483

Senhoras, E. (2020). Novo coronavírus e seus impactos econômicos no mundo. Boletim de Conjuntura (BOCA), 1(2), 39-42. http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3761708

Silva, E. R., & Coelho, L. B. N. (2020). Sobre incursões da fauna silvestre a áreas urbanas durante a pandemia do novo coronavírus. Revista A Bruxa, 4 (2), 1-13.

Silva, T. O., & Rios, P. P. (2020). Gender, sexual diversity and field education: “in rural communities many people do not understand and treat it as a disease”. Journal of Research and Knowledge Spreading, 1(1), e11418. https://doi.org/10.20952/jrks1111418

Silva, F. O., Alves, I. S., & Oliveira, L. C. (2020). Initial teaching training by homology in PIBID: experiential learning from professional practice. Journal of Research and Knowledge Spreading, 1(1), e11638. http://dx.doi.org/10.20952/jrks1111638

Soares, A. F. S., Nunes, B. C. R., Costa, F. C. R., Silva, L. F. M., & Souza, L. P. S. (2020). Vigilância do sistema de esgotamento sanitário e o novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Brasil: uma discussão necessária. Ciências da Saúde, preprints, 1-15. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.469

Souza, M. T., Silva, M. D., & Carvalho, R. (2010). Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, 8(1), 102-106. https://doi.org/10.1590/s1679-45082010rw1134

Published

2020-12-30

Issue

Section

Agrarian and Biological Sciences