Relationship between the environment and the Coronavirus: the globalization virus

Authors

  • Wellington Pereira Rodrigues Centro Universitário AGES. Paripiranga, Bahia
  • Fabio Luiz Oliveira de Carvalho Centro Universitário AGES. Paripiranga, Bahia

DOI:

https://doi.org/10.20952/jrks1111643

Abstract

Introdução: A disseminação do SARS-CoV-2 desencadeou a pandemia do Covid-19 e destaca as relações entre meio ambiente e o coronavírus, reconhecido como vírus da globalização. Objetivo: Analisar o contexto do Coronavírus e suas relações com o meio ambiente a nível mundial; destacando os impactos desse contexto nas comunidades. Método: A pesquisa trata-se de uma revisão sistemática de literatura, através das pesquisas selecionadas nas bases de dados (BVS), Google Acadêmico, (MEDLINE) e (LILACS) utilizando pesquisas nos idiomas português e inglês, que correspondessem entre 1998-2020, selecionando 16 pesquisas. Resultados: O coronavírus é o reflexo decorrente de zoonoses, eventos e cadeias envolvendo animais e humanos, caracterizando-o com o processo de globalização. Discussão: A globalização advinda da revolução industrial contribuiu para a emergência de doenças, como Covid-19 e ocasionam modificações no ambiente, através dos animais infectados que culminam na infecção dos humanos. Conclusão: Os agentes infecciosos, causadores de grande maioria das doenças decorrentes da infecção dos animais e consequentemente dos humanos, são reflexos da globalização, degradação ambiental; sendo essenciais medidas de prevenção como a detecção e contenção do comércio na comercialização de animais, para conservação do ambiente e melhorias na saúde da população. Palavras-chave: Covid-19; Enfermagem; Globalização; Impacto Ambiental; Meio Ambiente.

References

Boa Sorte, P. (2020). Mark the correct answer? To whom? Deconstructing reading comprehension. Journal of Research and Knowledge Spreading, 1(1), e11550. https://doi.org/10.20952/jrks1111550

Brasil. (1998). Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Brasília-DF: Presidência da República.

Brasil. (2020). Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim epidemiológico 01. Infecção Humana pelo Novo Coronavírus (2019-nCoV). Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública - COE-nCoV, n. 1, Janeiro.

Brito, C. D. A., & Nunes, C. P. (2020). The intensification of teaching work in the context of the commercialization of higher education in Brazil. Journal of Research and Knowledge Spreading, 1(1), e11420. https://doi.org/10.20952/jrks1111420

Chaves, T. S. S., & Bellei, N. C. J. (2020). SARS-COV-2, o novo Coronavírus: uma reflexão sobre a Saúde Única (One Health) e a importância da medicina de viagem na emergência de novos patógenos. Revista De Medicina, 99(1), i-iv. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v99i1pi-iv

Dashti, E. (2020). Examining the relationship between unwillingness to translate and personality type of Iranian translation students. Journal of Research and Knowledge Spreading, 1(1), e11467. https://doi.org/10.20952/jrks1111467

Dias, A. F. (2020). Trans* escrevivências as a pedagogical power. Journal of Research and Knowledge Spreading, 1(1), e11494. https://doi.org/10.20952/jrks1111494

Ebrahimi, M. A. (2020). Cultural value of translation of proverbs and synopsis. Journal of Research and Knowledge Spreading, 1(1), e11484. https://doi.org/10.20952/jrks1111484

Fullagar, S. (2019). A physical cultural studies perspective on physical (in)activity and health inequalities: the biopolitics of body practices and embodied movement. Revista Tempos e Espaços em Educação, 12(28), 63-76. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i28.10161

Garrido, R. G., & Garrido, F. de S. R. G. (2020). COVID-19: Um panorama com ênfase em medidas restritivas de contato interpessoal. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 8(2), 127-141. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2020v8n2p127-141

Garrido, R. G., & Rodrigues, E. L. (2020). COVID-19: uma abordagem médico-conservacionista. Revista Augustus, 25(51), 394-411. https://doi.org/10.15202/1981896.2020v25n51p394

Gomes, I., Medeiros, P., & Maeseele, P. (2020). Comunicação ambiental: explorando múltiplas interfaces. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, 14(2), 268-272. https://doi.org/10.29397/reciis.v14i2.2130

Heckler, V., Fazio, A. A., & Ruas, F. P. (2020). Investigation with experimental practical activities in training geographically distant teachers. Journal of Research and Knowledge Spreading, 1(1), e11403. https://doi.org/10.20952/jrks1111403

Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (2017). Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas.

Lana, R. M., Coelho, F. C., Gomes, M. F. C., Cruz, O. G., Bastos, L. S., Villela, D. A. M., & Codeço, C. T. (2020). Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. Cadernos de Saúde Pública, 36(3), e00019620. https://doi.org/10.1590/0102-311x00019620

Lenzen, M., Li, M., Malik, A., Pomponi, F., Sun, Y-Y., & Wiedmann, T. (2020) Global socio-economic losses and environmental gains from the Coronavirus pandemic. PLoS ONE, 15(7), e0235654. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0235654

Nascimento, F. (2020). Cemitério x novo Coronavírus: impactos da COVID-19 na saúde pública e coletiva dos mortos e dos vivos. Boletim de Conjuntura (BOCA), 2(4), 01-09. http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3748890

Oliveira, M. N., Campos, M. A. S., & Siqueira, T. D. A. (2020). Coronavírus: globalização e seus reflexos no meio ambiente. Editorial BIUS, 20(14), 1-12.

Oliveira, E. S., & Barreto, D. A. B. (2020). Contemporary studies on knowledge, teaching in higher education and social representations in Brazil. Journal of Research and Knowledge Spreading, 1(1), e11585. http://dx.doi.org/10.20952/jrks1111585

Santos, V. H. R. (2020). Pandemia de Coronavírus: reflexos na sociedade. COGITARE, 3(1), 107-110.

Santos, I. T. R., Barreto, D. A. B., & Soares, C. V. C. O. (2020). Formative assessment in the classroom: the dialogue between teachers and students. Journal of Research and Knowledge Spreading, 1(1), e11483. https://doi.org/10.20952/jrks1111483

Senhoras, E. (2020). Novo coronavírus e seus impactos econômicos no mundo. Boletim de Conjuntura (BOCA), 1(2), 39-42. http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3761708

Silva, E. R., & Coelho, L. B. N. (2020). Sobre incursões da fauna silvestre a áreas urbanas durante a pandemia do novo coronavírus. Revista A Bruxa, 4 (2), 1-13.

Silva, T. O., & Rios, P. P. (2020). Gender, sexual diversity and field education: “in rural communities many people do not understand and treat it as a disease”. Journal of Research and Knowledge Spreading, 1(1), e11418. https://doi.org/10.20952/jrks1111418

Silva, F. O., Alves, I. S., & Oliveira, L. C. (2020). Initial teaching training by homology in PIBID: experiential learning from professional practice. Journal of Research and Knowledge Spreading, 1(1), e11638. http://dx.doi.org/10.20952/jrks1111638

Soares, A. F. S., Nunes, B. C. R., Costa, F. C. R., Silva, L. F. M., & Souza, L. P. S. (2020). Vigilância do sistema de esgotamento sanitário e o novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Brasil: uma discussão necessária. Ciências da Saúde, preprints, 1-15. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.469

Souza, M. T., Silva, M. D., & Carvalho, R. (2010). Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, 8(1), 102-106. https://doi.org/10.1590/s1679-45082010rw1134

Published

30/12/2020

Issue

Section

Agrarian and Biological Sciences