Academic research in mathematics: Influence on the practices of teachers who work in basic education in the municipality of Itiúba-BA

INFLUÊNCIA NAS PRÁTICAS DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE ITIÚBA-BA

Authors

  • Ednei Mudesto Nascimento Universidade do Estado da Bahia, Senhor do Bonfim, Bahia, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4715-0976
  • André Ricardo Lucas Vieira Instituto Federal de Educação do Sertão Pernambucano, Santa Maria da Boa Vista, Pernambuco, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/jrks3114344

Abstract

This present article aimed to understand how mathematics teachers who work in the city of Itiúba-BA relate to academic research in Mathematics Education. Based on a survey of five mathematics teachers, who work in two schools in the final years of Elementary School, and one in High School. This is qualitative research, whose main data production instrument was a structured questionnaire. During the research, we realized that teachers recognize the importance of reading and developing academic research, and the relationship they have with the teaching and learning process of this science, using them mainly in the construction of their plans.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ednei Mudesto Nascimento, Universidade do Estado da Bahia, Senhor do Bonfim, Bahia, Brasil.

Este presente artigo, objetivou compreender de que forma os professores de matemática que atuam na cidade de Itiúba-BA se relacionam com as pesquisas acadêmicas em Educação Matemática. A partir de uma pesquisa com cinco professores de matemática, que atuam em duas escolas dos anos finais do Ensino Fundamental, e uma do Ensino Médio. Trata-se, de uma pesquisa de cunho qualitativo, que teve como principal instrumento de produção de dados um questionário estruturado. Durante a realização da pesquisa, percebemos que os professores reconhecem a importância da leitura e desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, e a relação que as mesmas têm com processo de ensino e aprendizagem desta ciência, utilizando-as, principalmente, na construção dos seus planejamentos.

André Ricardo Lucas Vieira, Instituto Federal de Educação do Sertão Pernambucano, Santa Maria da Boa Vista, Pernambuco, Brasil.

Este presente artigo, objetivou compreender de que forma os professores de matemática que atuam na cidade de Itiúba-BA se relacionam com as pesquisas acadêmicas em Educação Matemática. A partir de uma pesquisa com cinco professores de matemática, que atuam em duas escolas dos anos finais do Ensino Fundamental, e uma do Ensino Médio. Trata-se, de uma pesquisa de cunho qualitativo, que teve como principal instrumento de produção de dados um questionário estruturado. Durante a realização da pesquisa, percebemos que os professores reconhecem a importância da leitura e desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, e a relação que as mesmas têm com processo de ensino e aprendizagem desta ciência, utilizando-as, principalmente, na construção dos seus planejamentos.

Published

2022-11-05