Use of virtual reality in physiotherapy approach in children with cerebral palsy: literature review

Authors

  • Arthur Jonas de Oliveira Pereira Dom Luiz de Orleoans e Bragança, Ribeira do Pombal, Bahia, Brasil.
  • Eliane dos Reis Dantas Dom Luiz de Orleoans e Bragança, Ribeira do Pombal, Bahia, Brasil.
  • Kayo Matos Félix Nobre Dom Luiz de Orleoans e Bragança, Ribeira do Pombal, Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/jrks4114445

Abstract

Cerebral palsy (CP) is portrayed as a congenital neurological disorder that is characterized by changes in movement, posture and especially muscle tone. These irregularities are due to the non-evolutionary lesion in the central nervous system, thus causing a faulty development of the system still in the uterus, during childbirth or until the first two years of life. The present study consists of a systematic literature review, developed for scientific purposes, focusing on the use of virtual reality in patients with cerebral palsy, based mainly on children. There was a rigorous analysis of PubMed, Cochrane, VHL and Science Direct databases through an in-depth search with the following descriptors: Virtual reality, cerebral palsy, children and physiotherapy. After reading the title and objectives of the articles, it was noticed that some were repeated in the different databases, having as selection criteria articles between the years 2019-2022, along with those studies where it was found as a literary review, associated with works who used any form of virtual reality on patients with cerebral palsy. The results found show facts that virtual reality positively affects this neurological disorder, proving to be very effective in upper and lower limbs, acting confidently in the gait, increasing and talking the range of motion, resulting in an improvement in spatial perception and in executive functions, enhancing balance and postural control. It is concluded that virtual reality is relevant, as it provides a significant improvement in all functional aspects, bringing positive therapeutic approaches to improve the quality of life of patients with cerebral palsy. The objective of the study is to portray the effects of virtual reality as one of the interventions to be used as a means of physical therapy approach in the rehabilitation of children with cerebral palsy.

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Author Biographies

Arthur Jonas de Oliveira Pereira, Dom Luiz de Orleoans e Bragança, Ribeira do Pombal, Bahia, Brasil.

A paralisia cerebral (PC) é retratada como um distúrbio congênito neurológico que se caracteriza por alterações no movimento, na postura e principalmente no tônus muscular. Essas irregularidades são decorrentes da lesão não evolutiva no sistema nervoso central, causando assim, um falho desenvolvimento do sistema ainda no útero, durante o parto ou até os dois primeiros anos de vida. O presente estudo consiste numa revisão de literatura sistemática, desenvolvida para fins científicos, com enfoque no uso da realidade virtual em pacientes com paralisia cerebral, fundamentamentada principalmente em crianças. Houve uma rigorosa análise nas bases de dados PubMed, Cochrane, BVS e Science Direct por meio de uma pesquisa aprofundada com os seguintes descritores: Virtual reality, cerebral palsy, children and physiotherapy. Após a leitura do título e objetivos dos artigos, notou-se que alguns se repetiam nas diferentes bases de dados, tendo como critério de seleção artigos entre anos de 2019-2022, junto àqueles estudos onde encontrava-se como revisão literária, associado a trabalhos que usaram qualquer forma de realidade virtual em pacientes com paralisia cerebral. Os resultados encontrados evidenciam fatos de que a realidade virtual afeta positivamente nesse distúrbio neurológico, demonstrando-se muito eficaz em membros superiores e inferiores, agindo de forma convicta na marcha, aumentando e conversando a amplitude de movimento, resultando em uma melhoria na percepção espacial e nas funções executivas, potencializando o equilíbrio e controle postural. Conclui-se que a realidade virtual é relevante, pois proporciona uma significativa melhora em todos os aspectos funcionais, trazendo abordagens terapêuticas positivas na melhora da qualidade de vida do paciente com paralisia cerebral. O objetivo do estudo consiste em retratar sobre os efeitos da realidade virtual como uma das intervenções a serem utilizadas como meio de abordagem fisioterapêutica na reabilitação de crianças com paralisia cerebral.

Eliane dos Reis Dantas, Dom Luiz de Orleoans e Bragança, Ribeira do Pombal, Bahia, Brasil.

A paralisia cerebral (PC) é retratada como um distúrbio congênito neurológico que se caracteriza por alterações no movimento, na postura e principalmente no tônus muscular. Essas irregularidades são decorrentes da lesão não evolutiva no sistema nervoso central, causando assim, um falho desenvolvimento do sistema ainda no útero, durante o parto ou até os dois primeiros anos de vida. O presente estudo consiste numa revisão de literatura sistemática, desenvolvida para fins científicos, com enfoque no uso da realidade virtual em pacientes com paralisia cerebral, fundamentamentada principalmente em crianças. Houve uma rigorosa análise nas bases de dados PubMed, Cochrane, BVS e Science Direct por meio de uma pesquisa aprofundada com os seguintes descritores: Virtual reality, cerebral palsy, children and physiotherapy. Após a leitura do título e objetivos dos artigos, notou-se que alguns se repetiam nas diferentes bases de dados, tendo como critério de seleção artigos entre anos de 2019-2022, junto àqueles estudos onde encontrava-se como revisão literária, associado a trabalhos que usaram qualquer forma de realidade virtual em pacientes com paralisia cerebral. Os resultados encontrados evidenciam fatos de que a realidade virtual afeta positivamente nesse distúrbio neurológico, demonstrando-se muito eficaz em membros superiores e inferiores, agindo de forma convicta na marcha, aumentando e conversando a amplitude de movimento, resultando em uma melhoria na percepção espacial e nas funções executivas, potencializando o equilíbrio e controle postural. Conclui-se que a realidade virtual é relevante, pois proporciona uma significativa melhora em todos os aspectos funcionais, trazendo abordagens terapêuticas positivas na melhora da qualidade de vida do paciente com paralisia cerebral. O objetivo do estudo consiste em retratar sobre os efeitos da realidade virtual como uma das intervenções a serem utilizadas como meio de abordagem fisioterapêutica na reabilitação de crianças com paralisia cerebral.

Kayo Matos Félix Nobre, Dom Luiz de Orleoans e Bragança, Ribeira do Pombal, Bahia, Brasil.

A paralisia cerebral (PC) é retratada como um distúrbio congênito neurológico que se caracteriza por alterações no movimento, na postura e principalmente no tônus muscular. Essas irregularidades são decorrentes da lesão não evolutiva no sistema nervoso central, causando assim, um falho desenvolvimento do sistema ainda no útero, durante o parto ou até os dois primeiros anos de vida. O presente estudo consiste numa revisão de literatura sistemática, desenvolvida para fins científicos, com enfoque no uso da realidade virtual em pacientes com paralisia cerebral, fundamentamentada principalmente em crianças. Houve uma rigorosa análise nas bases de dados PubMed, Cochrane, BVS e Science Direct por meio de uma pesquisa aprofundada com os seguintes descritores: Virtual reality, cerebral palsy, children and physiotherapy. Após a leitura do título e objetivos dos artigos, notou-se que alguns se repetiam nas diferentes bases de dados, tendo como critério de seleção artigos entre anos de 2019-2022, junto àqueles estudos onde encontrava-se como revisão literária, associado a trabalhos que usaram qualquer forma de realidade virtual em pacientes com paralisia cerebral. Os resultados encontrados evidenciam fatos de que a realidade virtual afeta positivamente nesse distúrbio neurológico, demonstrando-se muito eficaz em membros superiores e inferiores, agindo de forma convicta na marcha, aumentando e conversando a amplitude de movimento, resultando em uma melhoria na percepção espacial e nas funções executivas, potencializando o equilíbrio e controle postural. Conclui-se que a realidade virtual é relevante, pois proporciona uma significativa melhora em todos os aspectos funcionais, trazendo abordagens terapêuticas positivas na melhora da qualidade de vida do paciente com paralisia cerebral. O objetivo do estudo consiste em retratar sobre os efeitos da realidade virtual como uma das intervenções a serem utilizadas como meio de abordagem fisioterapêutica na reabilitação de crianças com paralisia cerebral.

Published

2023-04-15

Issue

Section

Health Sciences