Explanations of Mathematics in the 12th year of schooling in Portugal Case Study in the Madeira Archipelago

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20952/jrks4116543

Abstract

This investigation aimed to know and identify the characteristics of tutoring in Mathematics in the 12th grade in the Autonomous Region of Madeira from the perspective of the students. We aspired to identify the reasons that lead students to resort to these explanations and to verify if there is a relationship between school achievement and this teaching modality, which led us to awareness of the importance of this activity as well as its influence on the formal education. This case study was developed through a mixed methodology where qualitative questions intersected with the quantitative paradigm in the analysis of the results collected from a survey by questionnaire applied to students who attended those explanations. It was concluded that the explainers focus on the pressure and competitiveness imposed by society with regard to the classifications required for admission to higher education. Thus, the main motivations for the frequency of explanations are related to the maintenance, throughout the year, of a high average in Mathematics, as well as the result of the respective national exam. It was concluded that all stakeholders consider tutoring to be an investment in access to higher education and more specifically in the expectation of access to courses that require high grades for entry. Keywords: Non-formal education; Mathematics Explanations; Students; 12th grade.

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Ariana Ferreira, Universidade da Madeira, Funchal, Portugal.

A presente investigação teve por objetivo conhecer e identificar as características das explicações na disciplina de Matemática no 12º ano de escolaridade na Região Autónoma da Madeira a partir da perspetiva dos explicandos. Aspirou-se identificar os motivos que levam os estudantes a recorrer a estas explicações e verificar se existe uma relação entre o aproveitamento escolar e esta modalidade de ensino, o que nos levou à conscientização da importância desta atividade bem como da sua influência no sistema educativo formal. Este estudo de caso desenvolveu-se mediante uma metodologia mista onde as questões qualitativas se cruzaram com o paradigma quantitativo na análise dos resultados coletados a partir de um inquérito por questionário aplicado aos estudantes que frequentavam aquelas explicações. Concluiu-se que os explicandos se centram na pressão e na competitividade impostas pela sociedade no que respeita às classificações exigidas para o ingresso no ensino superior. Assim, as principais motivações para a frequência das explicações relacionam-se com a manutenção, ao longo do ano, de uma média alta na disciplina de Matemática, assim como no resultado do respetivo exame nacional. Concluiu-se que todos os intervenientes consideram que as explicações constituem um investimento no acesso ao ensino superior e mais especificamente na expetativa de acesso a cursos que requerem elevadas classificações para ingresso. Palavras-chave: Educação não formal; Explicações de Matemática; Explicandos; 12º Ano de Escolaridade.

Alice Mendonça, Universidade da Madeira

Alice Maria Ferreira Mendonça, Doutorada em Educação na especialidade de Sociologia da Educação, é Professora Auxiliar no Departamento de Ciências da Educação da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira e Investigadora do Centro de Investigação em Educação desta Universidade. É autora de inúmeras publicações na área da Sociologia da Educação tendo como principais focos de análise a problemática do insucesso escolar, as políticas educativas e as desigualdades sociais e de género que se repercutem no aproveitamento escolar dos estudantes. Desenvolve ainda investigações nas áreas da Demografia Histórica, Social e Escolar e no âmbito de problemáticas ligadas ao Envelhecimento, no âmbito das quais também publica.

Published

2023-12-30