O currículo pelos professores: práticas de ensino de Sociologia no Ensino Médio em Porto Alegre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2021.n.Esp..11307

Palavras-chave:

Currículo escolar, Ensino da Sociologia, Currículo usual, Sociologia viva

Resumo

O estudo analisa como professores que ministram a disciplina Sociologia, em escolas de Porto Alegre, praticam a Sociologia Escolar e como eles concebem o currículo que planejam e aplicam, considerando que nem sempre os professores ministrantes são Licenciados em Ciências Sociais. A pesquisa foi baseada em 54 entrevistas com professores que lecionam Sociologia em 47 escolas, onde foram coletados também os planos de ensino aplicados. O estudo revisou princípios das orientações e dos referenciais curriculares oficiais como parâmetro para comparar o “currículo ideal” com o “currículo usual” aplicado nas escolas pelos professores.

Abstract

The study analyzes how teachers who teach the discipline Sociology in schools in Porto Alegre practice the School Sociology and how they design, plan and apply the curriculum, considering that teachers who teach the discipline in schools are not always Licensed in Social Sciences. The research was based on interviews with 54 teachers of Sociology in 47 schools, where the applied teaching plans were also collected. The study reviewed the principles of the official curricular guidelines and references as a parameter to compare the “ideal curriculum” with the “usual curriculum” applied in schools by teachers.


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Biografia do Autor

Daniel Gustavo Mocelin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, lotado no Departamento de Sociologia e integrante do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Sociologia. Líder do Laboratório Virtual e Interativo de Ensino de Ciências Sociais (LAVIECS/UFRGS/CNPq)

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Publicado

2021-01-25

Como Citar

MOCELIN, Daniel Gustavo. O currículo pelos professores: práticas de ensino de Sociologia no Ensino Médio em Porto Alegre. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 14, n. Esp., p. 62–89, 2021. DOI: 10.28998/lte.2021.n.Esp.11307. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/11307. Acesso em: 22 dez. 2024.

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