Os sentidos da Sociologia na Educação Básica: desafios curriculares e as políticas públicas educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2021.n.Esp..11376

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Reforma do Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Resumo

O objetivo desse trabalho é pensar, no contexto do século XXI, os sentidos do ensino de Sociologia a partir de dois momentos que classificaremos como: tempo de legalidade e tempo de incertezas. Este corte histórico é significativo para reflexão sobre o lugar da Sociologia através de aprovações legais e de tentativas de desvalorização da disciplina. Se no primeiro momento a Sociologia escolar é marcada por um período de conquistas, por sua vez, no segundo, há uma tendência de instabilidade frente às novas políticas públicas educacionais no país. É neste sentido que buscamos trazer discussões sobre a Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular. Metodologicamente, apresentamos, como ponto mediador, os resultados de uma pesquisa com alunos do Ensino Médio, levantamento bibliográfico e documentos oficiais legislativos. Como estas ações vêm ressignificando a intermitência da Sociologia no Ensino Médio no Brasil? Quais os impactos e as visões de mundo destes momentos frente à construção da identidade da disciplina? Desta forma, a pesquisa visa interrogar sobre os sentidos do ensino de Sociologia.

Abstract

The objective of this work is to think, in the contexto of the 21st century, the meanings of the teaching of Sociology from two moments that we will classify as: time of legality and time of uncertainty. This historical cu tis significant for reflexting on the place of Sociology through legal approvals and attempts to devalue the discipline. If in the first moment school Scociology is marked by a period of conquests, in turn, inthe second, there is a tendency of instability in the face of new educational public policies in the country. It is in this sense that we seek to bring discussions about the Reformo of Secondary Education and the Common National Curriculum Base. Methodologically, we present, as a mediating point, the results of a survey of high school students, bibliographic survey and oficial legislative documents. How have these actions given new meaning to the intermittency of Sociology in High School in Brazil? What are the impacts and worldviews of these moments regarding the construction of the discipline’s identity? Thus, the research aims to interrogate the meanings of Sociology teaching.


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Biografia do Autor

Andréa Lúcia da Silva de Paiva, Universidade Federal Fluminense (UFF-Campos dos Goytacazes- RJ

Professora Adjunta IV do Departamento de Ciências Sociais (COC). Área de concurso: Sociologia e Ensino de Sociologia. Atua ministrando disciplinas na área do ensino de Sociologia e optativas no curso de Ciências Sociais; e Teoria Sociológica I, no curso de Economia. Doutorado em Ciências Humanas (Antropologia Cultural). Mestre pelo programa em Pós-Graduação em Memória e Documento da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduada em Bacharel e Licenciatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi coordenadora do curso de Ciências Sociais – Licenciatura (2014-2018). É professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes. Foi coordenadora do Programa Residência Pedagógica/CAPES (Agosto de 2018 a Janeiro de 2020), núcleo de sociologia. Coordena o Grupo de Pesquisa em Memória e Cultura Motirõ Nhãdereko. É membro efetivo do Laboratório de pesquisa em Ensino de Ciências Socias (LAPECS) onde vem se dedicando às linhas de pesquisas: “Ensino de sociologia e sociologia da educação” e “Memória, Religiosidade e Educação”.

 

 

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Publicado

2021-01-25

Como Citar

PAIVA, Andréa Lúcia da Silva de. Os sentidos da Sociologia na Educação Básica: desafios curriculares e as políticas públicas educacionais. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 14, n. Esp., p. 189–208, 2021. DOI: 10.28998/lte.2021.n.Esp.11376. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/11376. Acesso em: 24 dez. 2024.

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