Dossiês sobre ensino de Sociologia no Brasil (2007-2015): temáticas e autores(as)

Autores

  • Antonio Alberto Brunetta
  • Marcelo Pinheiro Cigales Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2018.n.1.7416

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a agenda de pesquisa e os/as autores/as do subcampo do ensino de Sociologia através dos artigos em formato de dossiês, publicados em periódicos científicos entre os anos de 2007 a 2015. Analisamos 170 artigos em 18 dossiês, assim como o perfil de seus respectivos autores(as), a partir do tratamento qualitativo e quantitativo dos artigos em relação às temáticas e do perfil dos autores quanto à formação, atuação e envolvimento com a área. O referencial teórico apoia-se na teoria dos campos sociais de Pierre Bourdieu, com o intuito de compreender as lógicas de produção do conhecimento no interior desse subcampo de pesquisa. Os resultados indicam o fortalecimento do ensino de Sociologia pelo surgimento de novas temáticas em sintonia com o que se realiza nos Grupos de Trabalho (GTs) dos principais eventos da área. Igualmente, no perfil dos autores, a interação entre educação básica e superior, a amplitude etária e geracional e o número expressivo de licenciados, são indicativos de que o ensino de Sociologia vem se consolidando como objeto de pesquisa, sendo a publicação de dossiês uma estratégia simbólica de inserção e legitimação frente ao campo acadêmico/científico da Sociologia brasileira.

Palavras-chave: Ensino de Sociologia, Periódicos científicos, Dossiês temáticos, Campo acadêmico; Autores.

 

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Biografia do Autor

Marcelo Pinheiro Cigales, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Sociologia Política (UFSC).

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Publicado

2019-03-23

Como Citar

BRUNETTA, Antonio Alberto; CIGALES, Marcelo Pinheiro. Dossiês sobre ensino de Sociologia no Brasil (2007-2015): temáticas e autores(as). Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 12, n. 1, p. 171, 2019. DOI: 10.28998/lte.2018.n.1.7416. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/7416. Acesso em: 22 dez. 2024.