Dossiês sobre ensino de Sociologia no Brasil (2007-2015): temáticas e autores(as)
DOI:
https://doi.org/10.28998/lte.2018.n.1.7416Abstract
O objetivo deste artigo é analisar a agenda de pesquisa e os/as autores/as do subcampo do ensino de Sociologia através dos artigos em formato de dossiês, publicados em periódicos científicos entre os anos de 2007 a 2015. Analisamos 170 artigos em 18 dossiês, assim como o perfil de seus respectivos autores(as), a partir do tratamento qualitativo e quantitativo dos artigos em relação às temáticas e do perfil dos autores quanto à formação, atuação e envolvimento com a área. O referencial teórico apoia-se na teoria dos campos sociais de Pierre Bourdieu, com o intuito de compreender as lógicas de produção do conhecimento no interior desse subcampo de pesquisa. Os resultados indicam o fortalecimento do ensino de Sociologia pelo surgimento de novas temáticas em sintonia com o que se realiza nos Grupos de Trabalho (GTs) dos principais eventos da área. Igualmente, no perfil dos autores, a interação entre educação básica e superior, a amplitude etária e geracional e o número expressivo de licenciados, são indicativos de que o ensino de Sociologia vem se consolidando como objeto de pesquisa, sendo a publicação de dossiês uma estratégia simbólica de inserção e legitimação frente ao campo acadêmico/científico da Sociologia brasileira.
Palavras-chave: Ensino de Sociologia, Periódicos científicos, Dossiês temáticos, Campo acadêmico; Autores.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANJOS, Bruna Lucila de Gois dos. Sociologia no Ensino Médio: Uma análise histórica e comparada das propostas curriculares estaduais (Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo). Revista Café com Sociologia, v.4, n. 3, pp. 59-75, 2015.
AZEVEDO, Gustavo Cravo de; NASCIMENTO, Tais Barbosa Valdevino. O discurso de apoio à Sociologia no Ensino Médio nos anos 30/40 e nos anos 90/00: apontamentos sobre os dois períodos, Revista Café com Sociologia. v.4, n.3, pp. 8-20, 2015.
BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro. Ensino de Sociologia no Brasil (1993-2015): Um Estado da Arte na Pós-Graduação. Revista de Ciências Sociais (UFC), Fortaleza. v. 48, p. 256-281, 2017.
BODART, Cristiano das Neves; SILVA, Roniel. Um raio-x do professor de Sociologia brasileiro: condições e percepções. Estudos de Sociologia, Recife, v. 2, n. 22, p. 197-233, 2016.
BODART, Cristiano das Neves; SOUZA, Ewerton. Configurações do ensino de Sociologia como um subcampo de pesquisa: análise dos dossiês publicados em periódicos acadêmicos. Revista de Ciências Sociais, Unisinos. São Leopoldo, v. 53, n. 3, p. 543-557, 2017.
BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Tradução Mariza Corrêa. Campinas, São Paulo: Papirus, 1996.
BOURDIEU, Pierre. O senso prático. Petrópolis: Vozes, 2009.
BOURDIEU, Pierre. Notas provisórias sobre a percepção social do corpo. Revista Pró-posições, v. 25, n.1. p. 247-256, 2014.
BRASIL. Lei nº 11.684, de 02 de junho de 2008. Altera o art. 36 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 2008.
CAREGNATO, Célia Elizabete. E., CORDEIRO, Vitória Carvalho. Campo Científico-Acadêmico e a Disciplina de Sociologia na Escola. Revista Educação e Realidade, v. 39, n. 1, pp. 39-57, 2014.
DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. 5. ed. São Paulo: Melhoramentos, (S/d).
ENGERROFF, Ana; CIGALES, Marcelo; THOLL, James. Quem conta a história da Sociologia no Brasil? Um estudo bibliométrico. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 65-87, 2017.
ERAS, Lígia. A produção de conhecimento recente sobre o ensino de Sociologia/Ciências Sociais na educação básica no formato de livros coletâneas (2008-2013). 331f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas ‘Estado da Arte’. Revista Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, pp. 257-272, 2002.
FERREIRA, Vanessa do Rêgo; OLIVEIRA, Amurabi Pereira de. O ensino de Sociologia como um campo (ou subcampo) científico. Acta Scientiarum. Human and Social Science. Maringá, v. 37, n. 1, p. 31-39, 2015.
HANDFAS, Anita. O estado da arte do ensino de Sociologia na educação básica: um levantamento preliminar da produção acadêmica. Revista Inter-legere, n. 9, pp. 386-400, 2011.
HANDFAS, Anita. O estado da arte do ensino de Sociologia na educação básica: Um levantamento preliminar da produção acadêmica. Revista Inter-legere, n. 13, pp. 431-444, 2013.
HANDFAS, Anita. As pesquisas sobre ensino de Sociologia na educação básica". In: SILVA, Ileizi; GONÇALVES, Danyelle. (orgs.). A Sociologia na Educação Básica. Annablume: Pinheiros/SP, 2017, p. 367-386.
HANDFAS, Anita; MAÇAIRA, Julia Polessa. O estado da arte da produção científica sobre o ensino de Sociologia na educação básica. Revista BIB, São Paulo, nº 74, pp. 43-59, 2014.
HEY, Ana Paula. Esboço de uma Sociologia do campo acadêmico: a educação acadêmica no Brasil. São Carlos: Edufscar, 2008.
LENNERT, Ana Lúcia. Algumas reflexões acerca da formação de professores de Sociologia a partir de dados estatísticos e trajetórias pessoais. In: HANDFAS, Anita; MAÇAIRA, Julia Polessa. (Org.). Dilemas e perspectivas da Sociologia na educação básica. Rio de Janeiro: Ed. e-papers, 2012, p. 41-56.
LOPES, Alice Casimiro; COSTA, Hugo Heleno Camilo. A produção bibliográfica em coautoria na área de educação. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 17, n. 51, p. 717-730, Dec. 2012.
MATTOS, Valéria De Bettio. A construção da trajetória profissional de um sociólogo num contexto de precarização do trabalho: entrevista com Didier Demazière. Tradução: Anne-Marie Milon Oliveira. Revista Brasileira de Educação. v. 18 n. 52, p. 197-212, 2013.
NEUHOLD, Roberta. A produção científica sobre o ensino de Sociologia: grupos e linhas de pesquisa no Brasil (2000-2013). In: OLIVEIRA, Evelina Antunes F. de; OLIVEIRA, Amurabi (org.). Ciências Sociais e educação: um reencontro marcado. 1. ed. Maceió: Edufal, 2015, p. 103-124.
MARTINS, Carlos Benedito & WEBER, Silke. Sociologia da educação: democratização e cidadania. In: C. B. Martins e H. H. T. S. Martins (Orgs.). Sociologia, São Paulo, Anpocs, 2010.
MEUCCI, Simone. A Institucionalização da Sociologia no Brasil: os primeiros manuais e cursos. 158 p. Dissertação (Mestrado em Sociologia) Departamento de Sociologia. Universidade Estadual de Campinas-SP: IFCH-UNICAMP, 2000.
MORAES, Amaury César. Ensino de Sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade. Cadernos Cedes, v. 31, n. 85, p. 359-382, 2011.
MORAES, Livia Bocalon Píres de. Representando disputas, disputando representações: cientistas sociais e campo acadêmico no ensino de Sociologia. Dissertação de mestrado. Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, SP, 2016.
OLIVEIRA, Amurabi. O ensino de Sociologia na Educação Básica brasileira: uma análise da produção do GT Ensino de Sociologia na SBS. Revista Teoria e Cultura, v. 11, n. 1, p. 01-15, 2016.
OLIVEIRA, Amurabi; SILVA, Camila Ferreira da. A Sociologia, os sociólogos e a educação no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 31, n. 91, p. 1-15, 2016
ROMANO, Fábio Geraldo. A luta em defesa da Sociologia no Ensino Médio - 1996-2007: um estudo sobre a invenção das tradições. Dissertação (mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras, 2009.
RÖWER, Joana Elisa. Estado da arte: dez anos de Grupos de Trabalho (GTs) sobre ensino de Sociologia no Congresso Brasileiro de Sociologia (2005-2015). Civitas - Revista de Ciências Sociais, v. 16, n. 3, p. e126-e147, 2016.
SILVA, Ileizi; Gonçalves, Danyelle. (orgs.). A Sociologia na Educação Básica. Annablume: Pinheiros/SP, 2017.
TAKAGI, Cassiana. A formação do professor de Sociologia no Ensino Médio: um estudo sobre o currículo de ciências sociais da Universidade de São Paulo. Tese de doutorado. Doutorado em Sociologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza