Dossiês sobre ensino de Sociologia no Brasil (2007-2015): temáticas e autores(as)

Autori

  • Antonio Alberto Brunetta
  • Marcelo Pinheiro Cigales Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2018.n.1.7416

Abstract

O objetivo deste artigo é analisar a agenda de pesquisa e os/as autores/as do subcampo do ensino de Sociologia através dos artigos em formato de dossiês, publicados em periódicos científicos entre os anos de 2007 a 2015. Analisamos 170 artigos em 18 dossiês, assim como o perfil de seus respectivos autores(as), a partir do tratamento qualitativo e quantitativo dos artigos em relação às temáticas e do perfil dos autores quanto à formação, atuação e envolvimento com a área. O referencial teórico apoia-se na teoria dos campos sociais de Pierre Bourdieu, com o intuito de compreender as lógicas de produção do conhecimento no interior desse subcampo de pesquisa. Os resultados indicam o fortalecimento do ensino de Sociologia pelo surgimento de novas temáticas em sintonia com o que se realiza nos Grupos de Trabalho (GTs) dos principais eventos da área. Igualmente, no perfil dos autores, a interação entre educação básica e superior, a amplitude etária e geracional e o número expressivo de licenciados, são indicativos de que o ensino de Sociologia vem se consolidando como objeto de pesquisa, sendo a publicação de dossiês uma estratégia simbólica de inserção e legitimação frente ao campo acadêmico/científico da Sociologia brasileira.

Palavras-chave: Ensino de Sociologia, Periódicos científicos, Dossiês temáticos, Campo acadêmico; Autores.

 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Marcelo Pinheiro Cigales, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Sociologia Política (UFSC).

Riferimenti bibliografici

ANJOS, Bruna Lucila de Gois dos. Sociologia no Ensino Médio: Uma análise histórica e comparada das propostas curriculares estaduais (Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo). Revista Café com Sociologia, v.4, n. 3, pp. 59-75, 2015.

AZEVEDO, Gustavo Cravo de; NASCIMENTO, Tais Barbosa Valdevino. O discurso de apoio à Sociologia no Ensino Médio nos anos 30/40 e nos anos 90/00: apontamentos sobre os dois períodos, Revista Café com Sociologia. v.4, n.3, pp. 8-20, 2015.

BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro. Ensino de Sociologia no Brasil (1993-2015): Um Estado da Arte na Pós-Graduação. Revista de Ciências Sociais (UFC), Fortaleza. v. 48, p. 256-281, 2017.

BODART, Cristiano das Neves; SILVA, Roniel. Um raio-x do professor de Sociologia brasileiro: condições e percepções. Estudos de Sociologia, Recife, v. 2, n. 22, p. 197-233, 2016.

BODART, Cristiano das Neves; SOUZA, Ewerton. Configurações do ensino de Sociologia como um subcampo de pesquisa: análise dos dossiês publicados em periódicos acadêmicos. Revista de Ciências Sociais, Unisinos. São Leopoldo, v. 53, n. 3, p. 543-557, 2017.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Tradução Mariza Corrêa. Campinas, São Paulo: Papirus, 1996.

BOURDIEU, Pierre. O senso prático. Petrópolis: Vozes, 2009.

BOURDIEU, Pierre. Notas provisórias sobre a percepção social do corpo. Revista Pró-posições, v. 25, n.1. p. 247-256, 2014.

BRASIL. Lei nº 11.684, de 02 de junho de 2008. Altera o art. 36 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 2008.

CAREGNATO, Célia Elizabete. E., CORDEIRO, Vitória Carvalho. Campo Científico-Acadêmico e a Disciplina de Sociologia na Escola. Revista Educação e Realidade, v. 39, n. 1, pp. 39-57, 2014.

DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. 5. ed. São Paulo: Melhoramentos, (S/d).

ENGERROFF, Ana; CIGALES, Marcelo; THOLL, James. Quem conta a história da Sociologia no Brasil? Um estudo bibliométrico. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 65-87, 2017.

ERAS, Lígia. A produção de conhecimento recente sobre o ensino de Sociologia/Ciências Sociais na educação básica no formato de livros coletâneas (2008-2013). 331f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas ‘Estado da Arte’. Revista Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, pp. 257-272, 2002.

FERREIRA, Vanessa do Rêgo; OLIVEIRA, Amurabi Pereira de. O ensino de Sociologia como um campo (ou subcampo) científico. Acta Scientiarum. Human and Social Science. Maringá, v. 37, n. 1, p. 31-39, 2015.

HANDFAS, Anita. O estado da arte do ensino de Sociologia na educação básica: um levantamento preliminar da produção acadêmica. Revista Inter-legere, n. 9, pp. 386-400, 2011.

HANDFAS, Anita. O estado da arte do ensino de Sociologia na educação básica: Um levantamento preliminar da produção acadêmica. Revista Inter-legere, n. 13, pp. 431-444, 2013.

HANDFAS, Anita. As pesquisas sobre ensino de Sociologia na educação básica". In: SILVA, Ileizi; GONÇALVES, Danyelle. (orgs.). A Sociologia na Educação Básica. Annablume: Pinheiros/SP, 2017, p. 367-386.

HANDFAS, Anita; MAÇAIRA, Julia Polessa. O estado da arte da produção científica sobre o ensino de Sociologia na educação básica. Revista BIB, São Paulo, nº 74, pp. 43-59, 2014.

HEY, Ana Paula. Esboço de uma Sociologia do campo acadêmico: a educação acadêmica no Brasil. São Carlos: Edufscar, 2008.

LENNERT, Ana Lúcia. Algumas reflexões acerca da formação de professores de Sociologia a partir de dados estatísticos e trajetórias pessoais. In: HANDFAS, Anita; MAÇAIRA, Julia Polessa. (Org.). Dilemas e perspectivas da Sociologia na educação básica. Rio de Janeiro: Ed. e-papers, 2012, p. 41-56.

LOPES, Alice Casimiro; COSTA, Hugo Heleno Camilo. A produção bibliográfica em coautoria na área de educação. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 17, n. 51, p. 717-730, Dec. 2012.

MATTOS, Valéria De Bettio. A construção da trajetória profissional de um sociólogo num contexto de precarização do trabalho: entrevista com Didier Demazière. Tradução: Anne-Marie Milon Oliveira. Revista Brasileira de Educação. v. 18 n. 52, p. 197-212, 2013.

NEUHOLD, Roberta. A produção científica sobre o ensino de Sociologia: grupos e linhas de pesquisa no Brasil (2000-2013). In: OLIVEIRA, Evelina Antunes F. de; OLIVEIRA, Amurabi (org.). Ciências Sociais e educação: um reencontro marcado. 1. ed. Maceió: Edufal, 2015, p. 103-124.

MARTINS, Carlos Benedito & WEBER, Silke. Sociologia da educação: democratização e cidadania. In: C. B. Martins e H. H. T. S. Martins (Orgs.). Sociologia, São Paulo, Anpocs, 2010.

MEUCCI, Simone. A Institucionalização da Sociologia no Brasil: os primeiros manuais e cursos. 158 p. Dissertação (Mestrado em Sociologia) Departamento de Sociologia. Universidade Estadual de Campinas-SP: IFCH-UNICAMP, 2000.

MORAES, Amaury César. Ensino de Sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade. Cadernos Cedes, v. 31, n. 85, p. 359-382, 2011.

MORAES, Livia Bocalon Píres de. Representando disputas, disputando representações: cientistas sociais e campo acadêmico no ensino de Sociologia. Dissertação de mestrado. Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, SP, 2016.

OLIVEIRA, Amurabi. O ensino de Sociologia na Educação Básica brasileira: uma análise da produção do GT Ensino de Sociologia na SBS. Revista Teoria e Cultura, v. 11, n. 1, p. 01-15, 2016.

OLIVEIRA, Amurabi; SILVA, Camila Ferreira da. A Sociologia, os sociólogos e a educação no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 31, n. 91, p. 1-15, 2016

ROMANO, Fábio Geraldo. A luta em defesa da Sociologia no Ensino Médio - 1996-2007: um estudo sobre a invenção das tradições. Dissertação (mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras, 2009.

RÖWER, Joana Elisa. Estado da arte: dez anos de Grupos de Trabalho (GTs) sobre ensino de Sociologia no Congresso Brasileiro de Sociologia (2005-2015). Civitas - Revista de Ciências Sociais, v. 16, n. 3, p. e126-e147, 2016.

SILVA, Ileizi; Gonçalves, Danyelle. (orgs.). A Sociologia na Educação Básica. Annablume: Pinheiros/SP, 2017.

TAKAGI, Cassiana. A formação do professor de Sociologia no Ensino Médio: um estudo sobre o currículo de ciências sociais da Universidade de São Paulo. Tese de doutorado. Doutorado em Sociologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

Pubblicato

2019-03-23

Come citare

BRUNETTA, Antonio Alberto; CIGALES, Marcelo Pinheiro. Dossiês sobre ensino de Sociologia no Brasil (2007-2015): temáticas e autores(as). Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 12, n. 1, p. 171, 2019. DOI: 10.28998/lte.2018.n.1.7416. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/7416. Acesso em: 24 nov. 2024.