Juventudes no ensino médio: sentidos atribuídos à escola e aos planos de futuro.

Autores/as

  • Rosemeire Reis USP/UFAL

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2012.n.1.858

Palabras clave:

, Juventudes, Ensino Médio, escola, plano de futuro

Resumen

Neste artigo apresentamos reflexões sobre os sentidos atribuídos à escola média e aos planos de futuro para jovens não favorecidos economicamente e, em especial, para jovens do vespertino de uma escola pública estadual de Ensino Médio em Maceió. Neste texto trazemos à tona os resultados de alguns estudos e aspectos identificados no questionário, no grupo de discussão e inventários de saber realizados em um estudo de caso (pesquisa quanti-qualitativa). Pode-se identificar nos estudos sobre jovens não favorecidos economicamente que a escola média é importante para suas vidas, mas, segundo eles, esta escola não cumpre a promessa de prepará-los para um futuro melhor, que na maioria dos casos está atrelada a possibilidade de entrar na universidade. Eles não reconhecem na escola média espaços de diálogo para pensar seus planos de futuro e recorrem em primeiro lugar à família para tratar desta questão. Compartilhamos os questionamentos apresentados em outras pesquisas sobre a necessidade de se pensar na possibilidade de espaços de diálogo com os jovens desfavorecidos economicamente na escola média para que estes tenham condições de articular o que aprendem nesta etapa de escolarização com a construção de possíveis táticas e estratégias para viabilizar seus planos de futuro.

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Publicado

2018-05-16

Cómo citar

REIS, Rosemeire. Juventudes no ensino médio: sentidos atribuídos à escola e aos planos de futuro. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 6, n. 1, 2018. DOI: 10.28998/lte.2012.n.1.858. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/858. Acesso em: 1 sep. 2024.

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