Responsabilidade Social e Ambiental das Empresas. Uma perspectiva sociológica.

Autores/as

  • Maria Paula Vilhena Mascarenhas Universidade do Minho
  • Cristiana dos A. Fernandes Costa Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2011.n.2.1013

Palabras clave:

responsabilidade social e ambiental, marketing social, rótulos ambientais.

Resumen

Até que ponto a intervenção humana, na área da produção, está a ter em conta a problemática do ambiente? O objetivo do estudo consiste em saber se os atores sociais das empresas agem de forma consciente, escolhendo um caminho árduo em consonância com um desenvolvimento sustentável ou se optam por um crescimento sem a preocupação com as consequências das suas atividades no Ambiente. Revelando-se assim, essencial a análise entre a Responsabilidade Ambiental e o Marketing Social a partir dos Rótulos Ambientais. De fato, as empresas têm preocupações ambientais, tendo como base o uso racional dos recursos naturais. E é, sem dúvida, a reciclagem de resíduos, próprios ou gerados pelos consumidores, a grande tendência para diminuição do impacto ambiental das empresas. Porém, estas preocupações ambientais incidem essencialmente na sobrevivência empresarial, a questão ambiental nas empresas já não é apenas um altruísmo ligado à biosfera, mas também um requisito aos novos moldes de produção. Poder-se-á dizer que o impacto externo, meios pelos quais tomam conhecimento, acerca das questões ambientais, influenciam as escolhas das empresas.

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Publicado

2018-05-16

Cómo citar

MASCARENHAS, Maria Paula Vilhena; COSTA, Cristiana dos A. Fernandes. Responsabilidade Social e Ambiental das Empresas. Uma perspectiva sociológica. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 5, n. 2, 2018. DOI: 10.28998/lte.2011.n.2.1013. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/1013. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Ensino de Sociologia e Currículo