Um legado de ação antirracista: Abdias Nascimento e o Teatro Experimental do Negro
DOI:
https://doi.org/10.28998/lte.2020.n.2.10652Palabras clave:
Abdias Nascimento, Teatro Experimental do Negro, Luta antirracista,Resumen
Concebido e produzido por Abdias Nascimento em conjunto com diversos intelectuais negros, o Teatro Experimental do Negro – TEN – surgiu na década de 1940 com a missão de refletir, através do teatro, a realidade do negro brasileiro, as suas identidades e anseios, bem como desmitificar a idealização da nação brasileira enquanto paraíso racialmente democrático. Liderando a organização política em um tempo marcado por censuras e autoritarismo, Abdias Nascimento dedicou-se, junto ao TEN, às discussões sobre as relações raciais brasileiras por meio do teatro negro. Neste artigo buscamos evidenciar, através da trajetória social de Abdias Nascimento, os processos de construção e idealização do Teatro Experimental do Negro, assim como as contribuições desta organização para a transformação da realidade social dos negros brasileiros.
Abstract
Conceived and produced by Abdias and other black intellectuals, or Teatro Experimental do Negro - RTE emerged in the 1940s with a mission to reflect, through theater, a reality of the Brazilian black, their identities and desires, as well as demystifying the idealization of the nation as a racially democratic paradise. Leading a political organization in a time marked by censorship and authoritarianism, Abdias Nascimento dedicated himself to the RTE side to discussions about Brazilian race relations through the black theater. In this article, we seek to show, through Abdias Nascimento's social trajectory, the processes of construction and idealization of Teatro Experimental do Negro, as well as the contributions of this organization to the transformation of the social reality of black Brazilians.
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