Música, vulgaridade e dinheiro: o sentido erótico-dançante nos mercados culturais das periferias urbanas.

Autores/as

  • Fernando de Jesus Rodrigues UFAL

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2008.n.2.161

Resumen

O artigo discute alguns aspectos da relação entre o aumento das interdependências com função de consumo entre diferentes estratos sociais no Brasil contemporâneo, o processo de monetarização das necessidades de diversão e a profissionalização de tradições de gestos erótico-dançantes. A partir dessa concatenação de problemas tem-se como objetivo final sugerir um modo de representar a conexão entre os movimentos de periferização urbana e o significado alcançado por gêneros de música popular na formação de um padrão de avaliação do status humano que abrange nomeações prestigiosas e estigmatizantes. A ambivalência das nomeações é tomada, a luz da teoria figuracional de Norbert Elias, como expressão da dinâmica da luta pelo poder que, em alguma medida, passa pelas funções diversionais que impactam o desenvolvimento social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernando de Jesus Rodrigues, UFAL

Professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas. Doutorando em Sociologia pela Universidade de Brasília com o projeto Economia Simbólica da Excitação: sobre o processo de formação de circuitos de produção e consumo de música no Brasil contemporâneo e seu viés rítmico-percussivo popular. Sou membro do grupo de pesquisa Memória, Cultura e Desenvolvimento. Defendi a dissertação de mestrado intitulada Os Ritmistas e a Cidade: sobre o processo de formação da música baiana contemporânea orientada para a diversão. Atualmente, tenho como principal interesse de pesquisa o problema sociológico envolvendo a relação entre os processos de constituição de hábitos de diversão e a diferenciação de funções sociais de entretenimento. A partir desse foco, tenho me deparado com questões que passaram a ser vistas como pré-condições para que consiga dar uma feição mais precisa à questão anterior. Dentre elas destaco o problema que emana da investigação dos caminhos da expressão humana, seja na direção de práticas e lógicas econômicas, seja na direção da construção de imagens de mundo, de caráter superegóicas, tanto no plano do indivíduo quanto no plano grupal. Ao considerar essas questões como centrais para o desenrolar da investigação sobre a rede de interdependências que definem alguns caminhos dos hábitos de diversão, tomo também como interesses de pesquisas a formação das funções intelectuais, das funções ligadas às economias simbólicas contemporâneas, e a sedimentação de a condição atual de uma sociedade de consumidores no Brasil contemporâneo.

Publicado

2011-01-04

Cómo citar

RODRIGUES, Fernando de Jesus. Música, vulgaridade e dinheiro: o sentido erótico-dançante nos mercados culturais das periferias urbanas. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 2, n. 2, 2011. DOI: 10.28998/lte.2008.n.2.161. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/161. Acesso em: 1 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos