No Fio da Fronteira

reatualizando o diálogo sobre a inclusão da história, da cultura e das línguas nacionais de Angola no currículo oficial de ensino

Autores/as

  • Mille Caroline Rodrigues Fernandes Universidade do Estado da Bahia (UNEB/PROMEBA/NGEAALC)
  • Boubakar Namory Keita Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto (FCS-UAN)
  • Abreu Castelo Vieira dos Paxe Departamento de Línguas e Literaturas Africanas-Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED-Luanda)

Palabras clave:

Ensino em Angola; Descolonização; Currículo; Formação Docente.

Resumen

Este artigo tem como objetivo discutir sobre a urgência em incluir a história, cultura, memória e as línguas nacionais no currículo oficial de Angola. Na tentativa de repor os angolanos e as angolanas como sujeitos/as de suas próprias histórias, culturas e memórias, refletimos como o currículo de base neocolonial-imperialista silencia, apaga e cria estereótipos sobre as histórias de formação do solo angolano, de sua cultura, e inferioriza as línguas dos diversos grupos étnicos existentes. Assim, este artigo apresenta uma breve contextualização do Ensino em Angola desde o período colonial à atual situação do sistema de educação angolano face à reforma educativa iniciada no ano de 2002. Em seguida, discutimos sobre a importância da descolonização do ensino e a inclusão da história local, da memória dos mais velhos e das línguas nacionais no currículo oficial de ensino e, consequentemente, pontuamos também sobre o desafio de uma formação docente crítica capaz de apoiar esta inclusão e de impactar/mobilizar as crianças e os/as jovens para a valorização de suas raízes.

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Biografía del autor/a

Mille Caroline Rodrigues Fernandes, Universidade do Estado da Bahia (UNEB/PROMEBA/NGEAALC)

Pós-doutoranda em Educação (IEA/USP). Doutora em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc/UNEB). Foi Bolsista PDSE/CAPES no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED/Luanda) (2018-2020). Professora de História da África (Ensino Fundamental II/Município de Nazaré/BA); Professora Colaboradora no Departamento de Línguas e Literaturas Africanas (ISCED/Luanda) e na Cátedra Unesco de Estudios Afro-Andinos de La Universidad Andina Simón Bolívar (UASB/Quito). Pesquisadora do Grupo Memória da Educação na Bahia (PPGEduc/UNEB), do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em Línguas e Culturas (NGEALC/UNEB) e do Grupo de Pesquisa Formação de Professores/as, Currículo(s), Interculturalidade e Pedagogias Decoloniais (GFPPD/UNIRIO). Desenvolve pesquisas no âmbito da Educação Kilombola, Currículo e Formação Docente para as Relações Étnico-raciais, História e Cultura dos Povos Bantu-Kongo nos Kilombos do Território de Identidade do Baixo-Sul/Bahia/Brasil.

Boubakar Namory Keita, Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto (FCS-UAN)

Doutor em Ciências Históricas pela Universidade Estatal de Leningrado (SPBU/Rússia). Professor Catedrático de História e Antropologia Africanas na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto (FCS-UAN) e Chefe do Departamento de História da mesma Universidade. Coordenador da Comissão de Harmonização Curricular dos Cursos de Graduação nas IES de Angola, em Humanidades e Artes. Membro do Conselho Científico dos Cursos de Pós-graduação da Faculdade de Ciências Sociais (UAN) e do Mestrado de Ensino de História da África do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED). Integra à Comissão Inter-ministerial de preparação de Dossiê para “Cuito-Cuanavale: Património Mundial” à UNESCO. Desenvolve pesquisas no âmbito da História, Historiografia e Antropologia da África, Colonização europeia de África Negra, Tradição Oral e Antropogénese

Abreu Castelo Vieira dos Paxe, Departamento de Línguas e Literaturas Africanas-Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED-Luanda)

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Ensino de Literaturas em Língua Portuguesa pela Universidade Agostinho Neto (UAN-Luanda). Professor e Chefe do Departamento de Línguas e Literaturas Africanas-Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED-Luanda) e Presidente do Conselho Científico do mesmo Departamento. Diretor do Centro de Estudos Literários Angolanos (CELA). Poeta. Membro da União dos Escritores Angolanos e do Colégio dos Estudos Literários do (ISCED-Luanda). Desenvolve pesquisas na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Ensino de Literatura e nas áreas de Comunicação e Semiótica com ênfase em processos de criação na Comunicação e na Cultura.

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Publicado

2024-03-25

Cómo citar

RODRIGUES FERNANDES, Mille Caroline; NAMORY KEITA, Boubakar; CASTELO VIEIRA DOS PAXE, Abreu. No Fio da Fronteira: reatualizando o diálogo sobre a inclusão da história, da cultura e das línguas nacionais de Angola no currículo oficial de ensino. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 18, n. 01, p. 30–47, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/16446. Acesso em: 1 sep. 2024.

Número

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Dossiê temático

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