A cultura dos “Coitados”: trajetória social e sistema de arte.

Autores/as

  • João Domingues UFF

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2009.n.1.638

Palabras clave:

habitus, sistema de arte, trajetória social.

Resumen

O ensaio em questão tem como objetivo a apropriação da teoria proposta por Pierre Bourdieu, em especial a relação entre o espaço social e o lugar, para analisar as condições possíveis de serem percebidas no campo da produção da cultura (mais especificamente da produção cinematográfica) e a incorporação de agentes segregados espacialmente como produtores no campo constituído. Para tanto, foi selecionado um produto audiovisual recente - Cidade de Deus, de Fernando Meirelles -, cuja análise apresenta elementos que sugerem que a interseção entre a trajetória pessoal dos indivíduos e a hiper-realidade construída pela obra criam as condições de inserção de sujeitos como profissionais até então apartados do mercado formal de produção artística. A indicação prévia deste ensaio permite relacionar as condições da marginalidade assumida não apenas desfrute do consumo cultural, mas da própria atividade artística, ambos produtos de um mesmo habitus. É justamente neste habitus reiterado pelo cenário urbano que reside a possibilidade de integração dos sujeitos segregados territorialmente. Ao tratamento de “coitados”, pretendemos sugerir que é desta incorporação simbólica, uma das possibilidades destes sujeitos de superar/aceitar os mecanismos societários de exclusão e assimilação no mercado formal de arte.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-05-17

Cómo citar

DOMINGUES, João. A cultura dos “Coitados”: trajetória social e sistema de arte. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 3, n. 1, 2018. DOI: 10.28998/lte.2009.n.1.638. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/638. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.