Sociologia Digital: o fenômeno metaverso

Auteurs-es

  • Valéria Macedo Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.28998/lte.2022.n.2.13662

Mots-clés :

plataforma, metaverso, rede social; sociologia digital

Résumé

Este estudo apresenta uma abordagem descritiva sobre tecnologias emergentes que estão possibilitando a construção de novos ambientes digitais de interações dos indivíduos tornando-se necessário a investigação com base na sociologia digital. Aborda-se primeiramente como as plataformas digitais passaram a fazer parte da rotina dos indivíduos, principalmente das redes sociais, possibilitando a vida atual em uma sociedade de plataforma. O metaverso como uma extensão desse ambiente é apresentado por meio de conceitos e definições ainda em construção pela acadêmica, mas que traz potenciais para a migração dos indivíduos para ambientes e plataformas descentralizadas. Conclui-se que é fundamental o monitoramento deste fenômeno chamado metaverso no campo das ciências sociais. As investigações sociais neste ambiente podem contribuir para compreender o impacto no comportamento em um mundo cada vez mais figital (físico + digital) do ser humano em sociedade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ABBOTT, Andrew. Reflections on the Future of Sociology. Contemporary Sociology, v. 29, n. 2, p. 296-300, 2000.

ALVES, Ieda Maria. Empregos do prefixo meta-. Acta Semiótica Et Linguística. v. 24, n. 3, p. 54-62, 2019.

BALDWIN, Carliss Y. et al. The architecture of platforms: A unified view. Platforms, markets and innovation, v. 32, p. 19-44, 2009.

BARDZELL, Shaowen; ODOM, Willian. The Experience of Embodied Space in Virtual Worlds. Space and Culture, 11, p. 239-259, 2008.

DAMAR, Muhammet. Metaverse Shape of Your Life for Future: A bibliometric snapshot. Journal of Metaverse, 1 (1), p. 1-8, 2021.

DANTAS, Lucas Eduardo; CONSTANTINO, Fernanda. A fragmentação do indivíduo pelo ciberespaço e o exemplo das redes sociais digitais. Revista Sociologia em Rede, v. 9, n. 9, 2019.

FIALHO, Joaquim; SARAGOÇA, José; BALTAZAR, Maria da Saudade; SANTOS, Marcos. Redes sociais. Para uma compreensão multidisciplinar da sociedade. Lisboa: Edições Sílabo, 2018.

GALLOWAY, Scott. The four: the hidden DNA of Amazon, Apple, Facebook, and Google. Penguin, 2018.

GARCIA, Jardel Lucas. Ressignificando o conceito de presencialidade: o conceito de metaverso e as suas potencialidades. Combine: Pessoas, Virtualidade e Finanças, 1. ed. Porto Alegre, Faculdade CBM, 88 p. E-book 2021.

GAWER, Annabelle (Ed.). Platforms, markets and innovation. Edward Elgar Publishing, 2011.

GILLESPIE, Tarleton. The politics of “platforms”. New media & society. v. 12, n. 3, p. 347-364, 2010.

GREENFIELD, Adam. Radical technologies: The design of everyday life. Verso Books, 2017.

HUYNH-THE, Thien et al. Artificial Intelligence for the Metaverse: A Survey. arXiv preprint arXiv: 2202.10336, 2022.

KENNEY, Martin; ZYSMAN, John. The rise of the platform economy. Issues in science and technology, v. 32, n. 3, p. 61, 2016.

LANGLEY, Paul; LEYSHON, Andrew. Platform capitalism: the intermediation and capitalization of digital economic circulation. Finance and society, v. 3, n. 1, p. 11-31, 2017.

LÉVY, Pierre. Cyberculture. São Paulo: Editora 34, 2010.

LUPTON, Deborah. Digital sociology. Routledge, 2014.

MCAFEE, Andrew; BRYNJOLFSSON, Erik. Machine, platform, crowd: Harnessing our digital future. WW Norton & Company, 2017.

NASCIMENTO, Leonardo Fernando. A sociologia digital: um desafio para o século XXI. Sociologias 18 (41). Jan-Apr 2016.

NING, Huansheng et al. A Survey on Metaverse: the State-of-the-art, Technologies, Applications, and Challenges. arXiv preprint arXiv:2111.09673, 2021.

ORTON-JOHNSON, Kate; PRIOR, Nick (Ed.). Digital sociology: Critical perspectives. Springer, 2013.

PARK, Sang-Min; KIM, Young-Gab. A Metaverse: Taxonomy, components, applications, and open challenges. Ieee Access, v. 10, p. 4209-4251, 2022.

PARKER, Geoffrey G.; VAN ALSTYNE, Marshall W.; CHOUDARY, Sangeet Paul. Platform revolution: How networked markets are transforming the economy and how to make them work for you. WW Norton & Company, 2016.

PEREIRA, Itamar de Carvalho. Metaverso: interação e comunicação em mundos virtuais. 2009, 109 f. Tese (mestrado em comunicação). Universidade de Brasília, Distrito Federal.

SANTOS, Harlon Romariz Rabelo. O papel da Sociologia na era do Big Data. Blog Observare: 2020. Disponível em: https://observare.slg.br/papel-da-sociologia-na-era-do-big-data/. Acesso em: 29 mai. 2022.

SCHOLZ, Trebor. Platform cooperativism vs. the sharing economy. Big Data & Civic Engagement, 47, 2014.

SRNICEK, Nick. Platform capitalism. John Wiley & Sons, 2017.

VAN DIJCK, José; POELL, Thomas; DE WAAL, Martijn. The platform society: Public values in a connective world. Oxford University Press, 2018.

VERGNE, Jean-Philippe. Decentralized vs. distributed organization: blockchain, machine learning and the future of the digital platform. Organization Theory, v. 1, n. 4, 2020.

WARK, McKenzie. The Sublime Language of My Century, 2016. Disponível em: http://www.publicseminar.org/2016/05/the-sublime-language-of-my-century/. Acesso em:

mai. 2022.

WEBB, Amy. The signals are talking: why today's fringe is tomorrow's mainstream. PublicAffairs, 2016.

WIGHAM, Ciara R.; CHANIER, Thierry. A study of verbal and nonverbal communication in Second Life–the ARCHI21 experience. ReCALL, v. 25, n. 1, p. 63-84, 2013.

Téléchargements

Publié-e

2022-01-31

Comment citer

MACEDO, Valéria. Sociologia Digital: o fenômeno metaverso. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 16, n. 2, p. 53–70, 2022. DOI: 10.28998/lte.2022.n.2.13662. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/13662. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: REDES SOCIAIS EM CONTEXTO DA MUDANÇA: AS RELAÇÕES DE SOCIABILIDADE A PAR

Articles similaires

<< < 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.