As crianças no encontro com o outro: uma perspectiva relacional e afetiva da responsabilidade
DOI :
https://doi.org/10.28998/lte.2016.n.2.2506Mots-clés :
Infância, Responsabilidade, Alteridade, Cuidado, Participação Social.Résumé
O presente trabalho discute como a responsabilidade pelo outro é significada nas experiências intersubjetivas do cotidiano de crianças moradoras de uma comunidade localizada na cidade do Rio de Janeiro, sudeste do Brasil. Partindo de uma problematização à noção normativa que a responsabilidade adquire nos estudos da infância, investigou-se em uma pesquisa de campo de caráter etnográfico com crianças de 4 a 13 anos de idade, como a perspectiva relacional e afetiva da responsabilidade se qualifica em suas vidas. Os resultados encontrados mostram que as crianças são responsáveis pelo outro que as interpela através de uma demanda perpassada por uma experiência de afetividade, quando a sua participação ativa se revela no âmbito do cuidado fraterno, da manutenção de seus lares e das posições de ajuda e proteção frente outras pessoas com quem puderam partilhar experiências.
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