O vestir como impulso criativo das mudanças políticas:

uma mescla perigosa

Autores

  • Caterina Cucinotta NOVA Universidade de Lisboa
  • Catarina Patricio

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2021.n.2.13090

Palavras-chave:

politica, performance, corpo revestido, moda

Resumo

No dia 6 de janeiro, o assalto ao Capitólio americano na cidade de Washington deixou muitas perplexidades, não só ao nível político, mas também e, sobretudo, ao nível sociocultural. A espetacularização deste evento materializou-se no corpo re-vestido de um dos assaltantes, o qual tomou a posse da iniciativa como líder indiscutível desta ação reivindicatória. Com este artigo pretende-se reflexionar a maneira como a moda, na sua forte ligação com a mídia, pode influenciar a sociedade e a maneira de vestir das pessoas. A relação corpo/vestuário/política é aprofundada através de certas formas de vestir, que parecem expressar opiniões políticas e performances sociais.

Palavras-chaves: Moda; Política; Performance; Corpo revestido.

 

Abstract

On January 6th, the assault on the U.S. Capitol in the city of Washington left many perplexed, not only on the political level but also and above all on the sociocultural level. The spectacularization of this event materialized in the re-dressed body of one of the robbers, who took possession of the initiative as the undisputed leader of this vindicatory action. With this article we intend to reflect and discover the way fashion in its strong connection with the media can influence society and the way people dress. The relationship body/ clothing/politics is deepened through certain ways of dressing that seems to express political opinions and social performances.  

Keywords: Fashion; Politics; Performance; Clothes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAQUÉ, Dominique, Pour un Nouvel Art Politique: De l’art contemporain au documentaire. Paris: Flammarion. 2004.

BENJAMIN, Walter, “On the concept of History” (tese XIV), in Selected Writings 1938-1940, vol. 4. Cambridge MA: Belknap Press, 2003.

BOLTER, Jay David e GRUSIN, Richard, Remediation: Understanding New Media. Cambridge: MIT Press, 2000.

BOURDIEAU, Pierre, Razões Práticas: Sobre a Teoria da Acção, trad. Port. Miguel Serras Pereira Oeiras, Celta, 1997.

BOURRIAUD, Nicolas, Esthétique Relationnelle. Dijon: Les Presses du Réel. 1998.

CALEFATO, Patrizia Moda e cinema. Ancona – Milano: Costa & Nolan. 1999.

CALEFATO, Patrizia La moda oltre la moda. Milano: Lupetti. 2011.

D’ALOIA, Adriano, Lo sciamano post-virale. Jake Angeli, la moda e il fanatismo immaginario, em Fata Morgana Web, 18 de Janeiro de 2021. Online: https://www.fatamorganaweb.it/jake-angeli-la-moda-e-il-fanatismo-immaginario/

DICK, Philip K. O Androide e o Humano. Trad. Artur Alves. Lisboa: Vega. 2006 [1972].

FOSTER, Hal, “The Artist as Etnhographer” in The return of the Real: The avant-garde at the end of the century, The MIT Press: Cambridge, MA. 1996.

FREUD, Sigmund Totem e Tabu: alguns pontos de concordância entre a vida psíquica dos selvagens e dos neuróticos. Trad. Leopoldina Almeida. Lisboa: Relógio d’Água. 2001 [1912-1913].

GIANNONE, Antonella & CALEFATO, Patrizia. Manuale di comunicazione, sociologia e cultura della moda. Volume V. Performance. Roma: Meltemi. 2007

NANCY, Jean Luc, Corpus. Trad. Tomás Maia. Lisboa: Vega. 2000 [1992].

RANCIÉRE, Jacques, O Espetator Emancipado. Trad. José Miranda Justo. Lisboa: Orpheu Negro, 2010 [2008].

STEINER, George, 2002 [2001]. Gramáticas da Criação. Trad. Miguel Serras Pereira. Lisboa: Relógio d’Água.

VOLLI, Ugo. (1998). Block modes. Il linguaggio del corpo e della moda, Milano: Lupetti, 1998.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

CUCINOTTA, Caterina; PATRICIO, Catarina. O vestir como impulso criativo das mudanças políticas: : uma mescla perigosa. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 15, n. 2, p. 55–69, 2022. DOI: 10.28998/lte.2021.n.2.13090. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/13090. Acesso em: 1 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Corpo “re(des)coberto"