Música de concerto e Música popular: reflexões sobre os cursos de saxofone ofertados pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave:
Saxofone erudito, Saxofone popular, Cursos superiores de saxofone.Resumo
Este artigo constitui-se em uma abordagem sobre os cursos de saxofone oferecidos pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN), com suas ênfases na música de concerto e popular. Tem como objetivo analisar e refletir sobre os aspectos histórico, acadêmico e curricular dos cursos de saxofone ofertados pela instituição. Com isso, realizamos uma breve revisão bibliográfica sobre o ensino do saxofone e seus contextos históricos, uma pesquisa documental analisando a estrutura curricular dos cursos de bacharelado em música e os planos de curso da disciplina de saxofone, além de adentrarmos à realidade dos cursos através de entrevista com professores e alunos da classe de saxofone. Quanto à metodologia, optou-se por desenvolver um estudo através de uma abordagem com enfoque qualitativo. Com isso, concluímos que é de extrema importância – tendo em vista as exigências do mercado de trabalho – ter familiaridade e conhecer as ambas linguagens, aumentando o leque de possibilidades, estando preparando a mais opções na performance prática musical e no mercado de trabalho musical.
Downloads
Referências
AMORIM, Bruno Barreto. A trajetória do saxofone no cenário musical erudito brasileiro sob o enfoque do representacional. 2012, 166 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade federal de Goiás, Goiânia-GO, 2012. Disponível em < https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/270/o/BRUNO_BARRETO_AMORIM.pdf> Acesso em: 27 de março de 2020
BATISTA, Arley Kelvin Soares. Os cursos de saxofone. Entrevistador: Raimundo Ranieri Santos de Medeiros. Natal, 2020.
GURGEL, Isaque. Os cursos de saxofone. Entrevistador: José Washington da Silva. Natal, 2020.
PESSOA, Anderson de Oliveira. Os cursos de saxofone. Entrevistador: Raimundo Ranieri Santos de Medeiros. Natal, 2020.
SCOTT JUNIOR, Rowney Archibaldi. A música brasileira nos cursos de bacharelado em saxofone. 2007, 2V.: il. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia. Disponível em <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/9126/1/Tese%2520Rowney%2520Scott%2520parte%25201%2520seg.pdf> Acesso em: 26 de março de 2020
SIGAA. Informações. Disponível em <https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/home.jsf> Acesso em: 25 de março de 2020
SIGAA. Projeto Pedagógico do Curso. Disponível em: <https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/curso/ppp.jsf?lc=pt_BR&id=2000057> Acesso em 29 de março de 2020.
SILVA, Francivânio Jalis Araújo. Os cursos de saxofone. Entrevistador: Raimundo Ranieri Santos de Medeiros. Natal, 2020.
SILVA, Katyucha Góis da. O ensino do saxofone popular na graduação em música da UFPB: estratégias e processos didático-pedagógicos. João Pessoa, 2016. 247f.:il. Dissertação (Mestrado) – UFPB/CCTA.
SILVA, Paulo Roberto da. Os cursos de saxofone. Entrevistador: Raimundo Ranieri Santos de Medeiros. Natal, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaramos que os artigos presentes na Revista MUSIFAL são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra.
Também temos ciência que a submissão dos originais à Revista MUSIFAL implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e impressa e, a não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).