TÉCNICAS INTERPRETATIVAS DE REELABORAÇÃO MUSICAL: UMA ABORDAGEM PRÁTICA A PARTIR DA PEÇA 16 DE SETEMBRO – DOBRADO – DE AQUINO JAPYASSU

Autores

  • Willbert Yvan Barbosa Fialho Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Aquino Japiassu, Reelaboração Musical, Banda de Música.

Resumo

Resumo: Aquino Japiassu, foi um regente, compositor e formador de bandas de música no Estado de Alagoas e no Rio de Janeiro. Umas das bandas formadas, foi a Banda feminina Japy Jazz Band no município de Rio Largo onde desenvolvia suas atividades artísticas como mestre de banda e compositor. A partir da década de 30, Japiassu compõe dobrados, estilo de música comum do repertório de bandas militares, utilizando o piano como instrumento, bem como para sua execução o que chamou atenção deste pesquisador, pois apesar do piano ser um instrumento muito utilizado para compor, arranjar, transcrever ou adaptar, o estilo proposto pelo mestre é algo raro de se ver. A proposta inicial deste artigo é analisar, além da forma composicional e sua harmonia, os conceitos trazidos sobre as práticas de reelaboração musical, tais como arranjo, adaptação e transcrição e orquestração, buscando investigar a composição sob o viés dos dobrados militares executado pelas bandas de música. É importante salientar que este artigo é o resultado de uma reelaboração musical modificando o meio instrumental para o qual ela foi originariamente composta para banda de música.

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Biografia do Autor

Willbert Yvan Barbosa Fialho, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em DIREITO pelo CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEIÓ (2008). Músico Profissional desde 2000. Compôs e Arranjou, em parceria com o compositor Jurandir Amadeu, a trilha sonora do documentário "Tabuleiro de Cana, Xadrez de Cativeiro". (2006). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IgxcAn4b32Q Participou do Curso de Formação de Regentes de Banda Sinfônica realizado pela Escola Técnica de Artes ETA-UFAL em Parceria com o PRONATEC (2014-2015). Ministrou palestra na aula inaugural do curso de violão com o tema "o que é ser músico?" realizado pela Escola Técnica de Artes-UFAL em Parceria com o PRONATEC (out/2015). Elaborou Arranjos para orquestra de câmara (seção de cordas) para o Espetáculo "O Mar Fala de Mim", da cantora angolana Irina Costa, pelo projeto Teatro é o Maior Barato, do Teatro Deodoro, na cidade de Maceió/AL (2014). Elaborou Arranjos para Orquestra Sinfônica Universitária da UFAL para o espetáculo "O Mar Fala de Mim" da cantora Angolana Irina Costa, realizado no dia 08/08/2015, no Teatro Deodoro, na cidade de Maceió/AL. Elaborou Arranjos para a Grupo de Gafieira Cai Dentro, tradicional grupo de Samba, bem como realizou apresentação no Teatro é o Maior Barato, no Teatro Deodoro 2015. Participou do III Festival de Música Erudita - FALAME (Festival Alagoano de Música Erudita com o duo madeira) - out/2015. Participou de gravações em CD?s de artistas locais, tais como: Ricardo Mota, Álbum: Quando eu digo Samba (2006); Chorano (choro alagoano ? Coletânea de compositores de samba e choro) (2007); Cris Braun Álbum: Fábula (2010); Benedito Pontes Álbum: Linguagem Emocional (2012); Ádila Becker (2014); Chico Elpídio, Álbum: Contemporâneos (2014); Jailton Balbino (2014); Bruno Tenório, Álbum: O Espelho e o Deserto (2014). Atualmente é graduando do curso de licenciatura em música da Universidade Federal de Alagoas (2016) e Mestrando em Música na área de criação musical - performance em violão clássico pela Universidade Federal da Bahia (2016). Diretor Musical e arranjador do espetáculo "Os sonhos não envelhecem" - Homenagem a Milton Nascimento. Diretor Musical e arranjador do show "Entre o copo, a vitróla e a fumaça" - Homenagem a Bossa Nova MESTRE EM MÚSICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (2018) com o trabalho "Processos de Digitação e Dedilhado na Dansa Brasileira de Radamés Gnattali.

Referências

DICIONÁRIO CRAVO ALBIN DA MÚSICA POPULAR BRASLIEIRA. Internet. Disponível em http://dicionariompb.com.br/isidoro-castro/dados-artisticos. Acessado em 17 de outubro de 2018.

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JAPYASSÚ, Aquino, SANTOS, Mario Victor Sales dos. 16 de Setembro: Dobrado.1939, Partitura Editada. 2017.

LISBOA, Renato Rodrigues, A escrita idiomática para tuba nos dobrados seresteiro, saudades e pretensioso de João Cavalcante, 2005, f. 28. Dissertação (Mestrado) - Escola de Música Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.

PEREIRA, Flávia Vieira. As práticas de Reelaboração Musical, 2011, f. 302. Tese (Doutorado) - Escola de Comunicação e Artes, Universidades de São Paulo, São Paulo: 2011.

ROCHA, José Roberto Franco da. O Dobrado: Breve Estudo de um Gênero Musical Brasileiro, 2011. Internet. Disponível em: http://bandasinfonicaufmg.blogspot.com/2011/04/o-dobrado-breve-estudo-de-um genero.html. Acessado em 20 de agosto de 2018.

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Publicado

2019-10-24

Como Citar

Fialho, W. Y. B. (2019). TÉCNICAS INTERPRETATIVAS DE REELABORAÇÃO MUSICAL: UMA ABORDAGEM PRÁTICA A PARTIR DA PEÇA 16 DE SETEMBRO – DOBRADO – DE AQUINO JAPYASSU. Revista Eletrônica De Música Da UFAL, 4(4). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/musifal/article/view/8722

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