A Cultura do Ruído: A Expressividade na produção musical independente em Curitiba

Autores

  • Gabriel Barth da Silva Universidade do Porto

Palavras-chave:

Música Popular, Produção Independente, Cultura, Subjetividade, Expressividade.

Resumo

O presente trabalho, realizado na cidade de Curitiba - Paraná, busca elucidar os processos que envolvem a expressividade subjetiva e cultural gerada a partir da popularização dos métodos de composição e produção musical. Tal fenômeno é percebido a partir da realidade em que há uma maior liberdade na produção de sonoridades por conta de tal acessibilidade, o que acaba por transformar os processos criativos e, por consequência, o resultado dessas produções musicais. A partir de entrevistas com produtores distintos, inseridos no universo da música popular  independente, busca-se elucidar como são produzidos os objetos musicais nessa realidade, e como tais processos influenciam na expressividade do artista. São percebidas as mudanças culturais, resultadas do desenvolvimento no cenário da música popular independente, além de possíveis paradigmas culturais e subjetivos presentes em tais expressividades.

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Biografia do Autor

Gabriel Barth da Silva, Universidade do Porto

Mestrando em Sociologia pela Universidade do Porto e Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atua principalmente em temas envolvendo Música Popular e Estudos Culturais.

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Publicado

2021-11-10

Como Citar

Silva, G. B. da. (2021). A Cultura do Ruído: A Expressividade na produção musical independente em Curitiba. Revista Eletrônica De Música Da UFAL, 1(5), 51–68. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/musifal/article/view/10224

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