Os Estímulos Musicais
uma prática da percepção em intervalos diatônicos.
Palavras-chave:
Ouvido relativo, Percepção musical, Cognição musicalResumo
O presente artigo, pretende trazer reflexões do início de um estudo prático, acerca da percepção musical. De forma que, o músico consiga estudar intervalos musicais, abrangendo aspectos culturais, emocionais e até mesmo fisiológicos (cantar). O estudo de caso, aponta um direcionamento para a prática da percepção musical, abordando conteúdo ligados a vivência, meio social e cultural. É importante que haja um questionamento, e que parta do próprio estudante de música. O objetivo a ser alcançado, seja ele, reconhecer alturas separadamente, ou dentro de um conjunto de notas. Como foco principal, serão estudados os intervalos da escala de Dó maior, através de músicas que poderão caracterizar tais intervalos. É necessário o entendimento da teoria musical sobre intervalos, suas formações, utilidades e classificações. De modo que, possa-se reconhecer padrões dentro de uma estrutura melódica ou harmônica. Criar e desenvolver estímulos necessários para ativar memórias e sensações, com a finalidade de reconhecimento dos intervalos, maiores, menores e justos. Torna-se necessário, buscar representações musicais, que estejam ligadas ao cotidiano do sujeito. Desta forma, as músicas contidas no referido artigo, podem ser alteradas e acrescentadas, com composições autorias ou de outros compositores, dentro do contexto e realidade do estudante.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaramos que os artigos presentes na Revista MUSIFAL são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra.
Também temos ciência que a submissão dos originais à Revista MUSIFAL implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e impressa e, a não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).