Aprendizagem Coletiva em Instrumento de Sopro

Autores

  • Eloilma Moura Siqueira MACEDO Universidade Federal do Ceará
  • Filipe Ximenes PARENTE Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

experiência, clarineta, ensino coletivo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar e analisar, através da experiência discente, o aprendizado do instrumento Clarineta através da inserção nas práticas instrumentais coletivas dentro da universidade. Para tal fim foi realizado um breve levantamento do histórico do ensino coletivo de instrumentos musicais no Brasil e na Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Fortaleza, e utilizados os seguintes referenciais teóricos: Barbosa (1996), Bondia (2002), Cruvinel (2005) e Nascimento (2006), que versam sobre experiência, história e metodologia para o ensino coletivo. Trata-se de um relato de experiência, onde uma dada experiência é descrita e analisada de forma que possa contribuir para a área de ensino de sopros, e tem como lócus específico a UFC e uma de suas práticas de instrumentos, a saber: Banda Sinfônica. Em seguida há o relato discente da participação nas práticas instrumentais e as metodologias utilizadas no lócus em questão e constatações a respeito dessa participação e sua contribuição para aprendizagem instrumental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-09-01

Como Citar

MACEDO, E. M. S. ., & PARENTE, F. X. . (2017). Aprendizagem Coletiva em Instrumento de Sopro. Revista Eletrônica De Música Da UFAL, 1(III). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/musifal/article/view/14331

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.