Aprendizagem Coletiva em Instrumento de Sopro
Palavras-chave:
experiência, clarineta, ensino coletivoResumo
O presente artigo tem como objetivo relatar e analisar, através da experiência discente, o aprendizado do instrumento Clarineta através da inserção nas práticas instrumentais coletivas dentro da universidade. Para tal fim foi realizado um breve levantamento do histórico do ensino coletivo de instrumentos musicais no Brasil e na Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Fortaleza, e utilizados os seguintes referenciais teóricos: Barbosa (1996), Bondia (2002), Cruvinel (2005) e Nascimento (2006), que versam sobre experiência, história e metodologia para o ensino coletivo. Trata-se de um relato de experiência, onde uma dada experiência é descrita e analisada de forma que possa contribuir para a área de ensino de sopros, e tem como lócus específico a UFC e uma de suas práticas de instrumentos, a saber: Banda Sinfônica. Em seguida há o relato discente da participação nas práticas instrumentais e as metodologias utilizadas no lócus em questão e constatações a respeito dessa participação e sua contribuição para aprendizagem instrumental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaramos que os artigos presentes na Revista MUSIFAL são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra.
Também temos ciência que a submissão dos originais à Revista MUSIFAL implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e impressa e, a não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).