Psicoeducação das emoções na terceira idade

um relato de experiência com idosos na Atenção Primária

Autores

  • Jeferson Pereira Batista Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Cintia Ricaele Ferreira da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Vanda Silva de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sebastião Elan dos Santos Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Eulália Maria Chaves Maia Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria José Nunes Gadelha Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.e02308005

Resumo

A velhice é uma fase do desenvolvimento humano marcada por importantes mudanças biopsicossociais que implicam em ganhos e desafios para a pessoa idosa. A solidão e a depressão são processos presentes nessa fase que se intensificaram com o período de isolamento na pandemia da COVID-19, reverberando a necessidade de ações que promovam saúde para os idosos. Tendo isso em vista, o presente trabalho objetivou relatar uma experiência de intervenção psicoeducativa baseada na Terapia do Esquema Emocional (TEE) com um grupo de idosos no CRAS/Paraíso do município de Santa Cruz no Rio Grande do Norte. A intervenção direcionou-se para cerca de 20 idosos com idade a partir de 65 anos e englobou dois encontros, sendo abordadas temáticas referentes aos aspectos emocionais e as estratégias desadaptativas e adaptativas de regulação emocional. A partir dos encontros, observou-se que os participantes demonstraram baixa consciência acerca da experiência emocional. Constataram-se bons resultados com relação ao vínculo com os idosos, pois, além de psicoeducação, foram ofertados momentos de descontração, com danças e conversas, proporcionando acolhimento às suas demandas e resultando em feedbacks positivos. Dessa forma, aponta-se que a TEE grupal é uma forte ferramenta que pode ser utilizada para acolher as necessidades das pessoas idosas.

Palavras-chave: Envelhecimento; Atenção primária; Terapia cognitivo-comportamental; Emoções; Grupo de Apoio ao Idoso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Ricaele Ferreira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Psicologia pela FACISA/UFRN. É membro do Grupo de Pesquisa Aplicada em Cognição e Comportamento Humano (GPACC/UFRN) e voluntária no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS/ISD), com as linhas de pesquisa relacionadas à processamento de sinais biológicos, cognição e neurociência computacional.

Vanda Silva de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Psicóloga formada pela FACISA/UFRN. É membro do Grupo de Pesquisa Aplicada em Cognição e Comportamento Humano (GPACC/UFRN) e atualmente é residente na área de concentração de atenção materno-infantil (HUAB/UFRN). Tem sua atuação norteada pela perspectiva da terapia cognitivo-comportamental (TCC).

Sebastião Elan dos Santos Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Psicólogo e Docente do Magistério Superior na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (FACISA-UFRN). Especialista com Residência em Terapia Intensiva Neonatal pela UFRN. Mestre em psicologia (linha práticas clínicas e saúde) - UFRN.

Eulália Maria Chaves Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Psicóloga. Doutora em Psicologia pela USP. Professora Titular e bolsista de produtividade (CNPq) na UFRN, vinculada ao Curso de Graduação em Psicologia e Orientadora credenciada para Mestrado e Doutorado nos Programas de Pós-graduação em Ciências da Saúde e Pós-graduação em Psicologia. É líder do Grupo de Pesquisa - Grupo de Estudos: Psicologia e Saúde. Tem experiência na área de Psicologia da Saúde-Hospitalar, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento.

Maria José Nunes Gadelha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Psicóloga e doutora em Psicologia pela UFPB. É docente e líder do Grupo de Pesquisa Aplicada em Cognição e Comportamento Humano (GPACC/UFRN). Atua como colaboradora do Programa de Pós-graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento (PPGNeC/UFPB). Tem experiência na área de Psicologia Clínica com ênfase na Terapia Cognitivo-comportamental (TCC), atuando como coordenadora de projetos de pesquisa e extensão na área de processos psicológicos básicos e clínicos.

Publicado

2024-05-11

Como Citar

Pereira Batista, J., Ricaele Ferreira da Silva, C. ., Silva de Araújo, V., Elan dos Santos Lima, S. ., Maria Chaves Maia, E. ., & José Nunes Gadelha, M. (2024). Psicoeducação das emoções na terceira idade: um relato de experiência com idosos na Atenção Primária. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 8(unico). https://doi.org/10.28998/rpss.e02308005

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA