Psicoeducação das emoções na terceira idade
um relato de experiência com idosos na Atenção Primária
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02308005Abstract
A velhice é uma fase do desenvolvimento humano marcada por importantes mudanças biopsicossociais que implicam em ganhos e desafios para a pessoa idosa. A solidão e a depressão são processos presentes nessa fase que se intensificaram com o período de isolamento na pandemia da COVID-19, reverberando a necessidade de ações que promovam saúde para os idosos. Tendo isso em vista, o presente trabalho objetivou relatar uma experiência de intervenção psicoeducativa baseada na Terapia do Esquema Emocional (TEE) com um grupo de idosos no CRAS/Paraíso do município de Santa Cruz no Rio Grande do Norte. A intervenção direcionou-se para cerca de 20 idosos com idade a partir de 65 anos e englobou dois encontros, sendo abordadas temáticas referentes aos aspectos emocionais e as estratégias desadaptativas e adaptativas de regulação emocional. A partir dos encontros, observou-se que os participantes demonstraram baixa consciência acerca da experiência emocional. Constataram-se bons resultados com relação ao vínculo com os idosos, pois, além de psicoeducação, foram ofertados momentos de descontração, com danças e conversas, proporcionando acolhimento às suas demandas e resultando em feedbacks positivos. Dessa forma, aponta-se que a TEE grupal é uma forte ferramenta que pode ser utilizada para acolher as necessidades das pessoas idosas.
Palavras-chave: Envelhecimento; Atenção primária; Terapia cognitivo-comportamental; Emoções; Grupo de Apoio ao Idoso.
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