Promoção da alimentação saudável em escolas públicas e privadas da Bahia

Autores

  • Myrtis Katille Assunção Bezerra Universidade Federal de Alagoas
  • Carla Cristina Silva Oliveira Universidade Federal do Oeste da Bahia
  • Karen Raphaela Crisóstomo Rego
  • Tacy Santana Machado Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.e02308008

Resumo

Introdução: A promoção da alimentação saudável em escolas desempenha um papel fundamental na saúde das crianças, contribuindo para hábitos alimentares positivos Objetivo: O presente estudo tem como objetivo caracterizar as estratégias de promoção de saúde e alimentação saudável em escolas públicas e privadas na cidade de Barreiras (BA), Métodos: Estudo transversal realizado em 30 escolas desse mesmo município (17 públicas e 13 privadas). Através da aplicação de um questionário com um gestor de cada instituição de ensino, foi possível estimar o grau de implementação dos componentes avaliados, sendo: participação da comunidade, ambientes saudáveis, políticas de nutrição, monitoramento do estado nutricional e parceria com o setor de saúde. A soma das variáveis, dentro desses componentes, classificou as escolas em três graus de implementação: satisfatória, insatisfatória e crítica. Resultados: Apenas 10% (n-=3) das escolas, o grau de implementação de promoção de saúde e alimentação saudável foi satisfatória. De modo geral, as instituições particulares obtiveram melhor classificação que a rede pública de ensino, com maior percentual de implementação nos componentes: participação da comunidade escolar, monitoramento do estado nutricional e políticas e nutrição. Conclusão: Os resultados desse estudo pioneiro, indicam que um reduzido número de escolas desenvolve ações de promoção da alimentação saudável.

Descritores: Saúde na escola, Alimentação saudável, Promoção da saúde, Crianças

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Myrtis Katille Assunção Bezerra, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em nutrição humana, com área de concentração em epidemiologia dos agravos nutricionais (UFAL). Doutora em Ciências da Saúde pela Fiocruz de Pernambuco. Pós-graduanda em Nutrição Hospitalar pelo Instituto de Pesquisa Israelita Albert Einstein. Professora adjunta no curso de nutrição da Universidade Federal Alagoas.

 

Carla Cristina Silva Oliveira, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Bacharel em Nutrição pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Durante a graduação participou dos seguintes projetos de extensão: Ambulatório de Nutrição materno-infantil e Clínica Escola de Nutrição para adultos e idoso. Foi bolsista CNPQ por 1 ano com o plano sobre Promoção de saúde e alimentação saudável nas escolas municipais e privadas de Barreiras- BA.

 

Tacy Santana Machado, Universidade Federal de Alagoas

Graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (2010); mestrado (2014) e doutorado em Patologia Vascular e Nutrição pela Universidade Aix-Marseille (2017), este último como bolsista do programa de Doutorado Pleno no Exterior (CAPES). Atualmente, professora substituta da Faculdade de Nutrição (UFAL), onde supervisiono o estágio de Nutrição Clínica e leciono as disciplinas de Bioquímica 1 e 2. Bolsista de Pós-doutorado Júnior do CNPq/FAPEAL e professora da disciplina Escrita de artigos científicos no mestrado do PPGNUT/UFAL

Publicado

2024-05-11

Como Citar

Assunção Bezerra, M. K., Cristina Silva Oliveira, C. ., Crisóstomo Rego, K. R. ., & Santana Machado, T. . (2024). Promoção da alimentação saudável em escolas públicas e privadas da Bahia. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 8(unico). https://doi.org/10.28998/rpss.e02308008