Promoção da alimentação saudável em escolas públicas e privadas da Bahia
DOI :
https://doi.org/10.28998/rpss.e02308008Résumé
Introdução: A promoção da alimentação saudável em escolas desempenha um papel fundamental na saúde das crianças, contribuindo para hábitos alimentares positivos Objetivo: O presente estudo tem como objetivo caracterizar as estratégias de promoção de saúde e alimentação saudável em escolas públicas e privadas na cidade de Barreiras (BA), Métodos: Estudo transversal realizado em 30 escolas desse mesmo município (17 públicas e 13 privadas). Através da aplicação de um questionário com um gestor de cada instituição de ensino, foi possível estimar o grau de implementação dos componentes avaliados, sendo: participação da comunidade, ambientes saudáveis, políticas de nutrição, monitoramento do estado nutricional e parceria com o setor de saúde. A soma das variáveis, dentro desses componentes, classificou as escolas em três graus de implementação: satisfatória, insatisfatória e crítica. Resultados: Apenas 10% (n-=3) das escolas, o grau de implementação de promoção de saúde e alimentação saudável foi satisfatória. De modo geral, as instituições particulares obtiveram melhor classificação que a rede pública de ensino, com maior percentual de implementação nos componentes: participação da comunidade escolar, monitoramento do estado nutricional e políticas e nutrição. Conclusão: Os resultados desse estudo pioneiro, indicam que um reduzido número de escolas desenvolve ações de promoção da alimentação saudável.
Descritores: Saúde na escola, Alimentação saudável, Promoção da saúde, Crianças
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est protégée sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.