Biomídia: Uma análise do uso da série Unidade Básica no Ensino Médico
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02308020Resumo
Introdução: A presente pesquisa busca realizar uma análise qualitativa sobre a aplicação do gênero televisivo drama médico no ensino. Objetivo: Analisar o uso da série "Unidade Básica" como ferramenta pedagógica no campo da saúde coletiva. Métodos: Este estudo utiliza metodologia de entrevista semiestruturada. Os participantes foram estudantes e professores de um curso de medicina de uma universidade pública brasileira, que vivenciaram a série televisiva “Unidade Básica” no contexto de uma disciplina do primeiro semestre do curso. Resultados: Segundo a percepção dos entrevistados, a série propiciou ampliação do olhar para a Atenção Básica, trazendo reflexões a respeito dos modelos de saúde e das representações criadas pela mídia através do drama médico. Percebe-se uma aproximação da série Unidade Básica com o modelo de medicina centrada na pessoa, e sua função pedagógica ao propiciar o contato dos estudantes com esse modelo. Conclusão: A série se apresenta como uma ferramenta didática que torna possível desenvolver discussões e abordagens sobre a Atenção Primária à Saúde em sala de aula, trazendo novas percepções e aprendizados a docentes e discentes
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