Biomídia: Uma análise do uso da série Unidade Básica no Ensino Médico

Autori

  • Giovanna Zanelatto UFPR
  • Fernando Ben-Hur De Melo Universidade Federal do Paraná
  • Sabrina Stefanello Universidade Federal do Paraná
  • Deivisson Vianna Dantas dos Santos Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.e02308020

Abstract

Introdução: A presente pesquisa busca realizar uma análise qualitativa sobre a aplicação do gênero televisivo drama médico no ensino. Objetivo: Analisar o uso da série "Unidade Básica" como ferramenta pedagógica no campo da saúde coletiva. Métodos: Este estudo  utiliza metodologia de entrevista semiestruturada. Os participantes foram estudantes e professores de um curso de medicina de uma universidade pública brasileira, que vivenciaram a série televisiva “Unidade Básica” no contexto de uma disciplina do primeiro semestre do curso. Resultados: Segundo a percepção dos entrevistados, a série propiciou ampliação do olhar para a Atenção Básica, trazendo reflexões a respeito dos modelos de saúde e das representações criadas pela mídia através do drama médico. Percebe-se uma aproximação da série Unidade Básica com o modelo de medicina centrada na pessoa, e sua função pedagógica ao propiciar o contato dos estudantes com esse modelo. Conclusão: A série se apresenta como uma ferramenta didática que torna possível desenvolver discussões e abordagens sobre a Atenção Primária à Saúde em sala de aula, trazendo novas percepções e aprendizados a docentes e discentes

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Fernando Ben-Hur De Melo, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Maringá (2010) especialista em Medicina de Família e Comunidade (2014), especialista em preceptoria em saúde (2023) e mestre em Saúde da Família (2021). Atualmente atua como médico da estratégia saúde da família da Prefeitura do Município de Maringá, como coordenador da COREME da secretaria de saúde e preceptor do programa de residência médica em Medicina de Família e Comunidade do mesmo município.

Sabrina Stefanello, Universidade Federal do Paraná

Médica Psiquiatra, Mestre e Doutora em Ciências Médicas pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Pós-doutorado em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP e Pós-doutorado no Departamento de Artes e Ciências Sociais da Universidade de Montreal (Quebéc-Canadá). Tem experiência em pesquisa na interface saúde mental e saúde coletiva, em prevenção do suicídio, atenção básica em saúde e ensino. Atua como professora da Universidade Federal do Paraná, membro do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC), Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde fa Família da UFPR (mestrado em rede da Fiocruz e ABRASCO), professora permanente do Mestrado em Saúde Coletiva (UFPR). Mãe do Gael em 2015.

Deivisson Vianna Dantas dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Médico, Psiquiatra, Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com período sandwich na Université de Montréal (UnM). Pai do Gael. Atualmente é docente adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pró-Reitor da Rede Nacional PROFSAUDE de mestrados profissionais em saúde da família, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e pesquisador permanente dos programas de pós-graduação em Saúde Coletiva e Saúde da Família da UFPR. Trabalhou na supervisão e gestão em diversos equipamentos de saúde de Campinas-SP (2005 a 2013), onde foi Coordenador Municipal de Saúde Mental (2009-2011). Também, coordenou a municipalização e reestruturação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Curitiba-PR (2014-2017). Tem experiência nas áreas de reabilitação psicossocial, planejamento e administração em saúde, com ênfase em Planejamento do Cuidado, Atenção Primária e Saúde Mental. 

Pubblicato

2025-01-16

Come citare

Zanelatto, G., Ben-Hur De Melo, F. ., Stefanello, S., & Vianna Dantas dos Santos, D. . (2025). Biomídia: Uma análise do uso da série Unidade Básica no Ensino Médico. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 8(unico). https://doi.org/10.28998/rpss.e02308020