Biomídia: Uma análise do uso da série Unidade Básica no Ensino Médico

Authors

  • Giovanna Zanelatto UFPR
  • Fernando Ben-Hur De Melo Universidade Federal do Paraná
  • Sabrina Stefanello Universidade Federal do Paraná
  • Deivisson Vianna Dantas dos Santos Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.e02308020

Abstract

Introduction: This research paper aims to analyze qualitatively the appliance of the medical drama format in medical courses. Objective: Study the use of the TV show "Unidade Básica" as a pedagogical tool on the field of public collective health. Methods: This paper apply the methodology of semi-structured interviewing. The subjects were students and professors of a Brazilian public university's medical school, who watched the TV show "Unidade Básica" during a first semester course. Results: According to the subjects' perceptions , the show helped broaden their viewpoint concerning community health, causing them to reflect on existing health models and the representations created by the media through medical dramas. The show presents considerable closeness with the Patient-Centered Clinical Method, and by displaying this to the students, affirms its pedagogical function. Conclusion: The TV show "Unidade Básica" stands as a didactical tool which enables classroom discussion and new approaches regarding Primary Health Care, as well as instigates fresh perceptions and knowledge for students and professors alike.

 

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Author Biographies

Fernando Ben-Hur De Melo, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Maringá (2010) especialista em Medicina de Família e Comunidade (2014), especialista em preceptoria em saúde (2023) e mestre em Saúde da Família (2021). Atualmente atua como médico da estratégia saúde da família da Prefeitura do Município de Maringá, como coordenador da COREME da secretaria de saúde e preceptor do programa de residência médica em Medicina de Família e Comunidade do mesmo município.

Sabrina Stefanello, Universidade Federal do Paraná

Médica Psiquiatra, Mestre e Doutora em Ciências Médicas pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Pós-doutorado em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP e Pós-doutorado no Departamento de Artes e Ciências Sociais da Universidade de Montreal (Quebéc-Canadá). Tem experiência em pesquisa na interface saúde mental e saúde coletiva, em prevenção do suicídio, atenção básica em saúde e ensino. Atua como professora da Universidade Federal do Paraná, membro do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC), Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde fa Família da UFPR (mestrado em rede da Fiocruz e ABRASCO), professora permanente do Mestrado em Saúde Coletiva (UFPR). Mãe do Gael em 2015.

Deivisson Vianna Dantas dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Médico, Psiquiatra, Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com período sandwich na Université de Montréal (UnM). Pai do Gael. Atualmente é docente adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pró-Reitor da Rede Nacional PROFSAUDE de mestrados profissionais em saúde da família, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e pesquisador permanente dos programas de pós-graduação em Saúde Coletiva e Saúde da Família da UFPR. Trabalhou na supervisão e gestão em diversos equipamentos de saúde de Campinas-SP (2005 a 2013), onde foi Coordenador Municipal de Saúde Mental (2009-2011). Também, coordenou a municipalização e reestruturação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Curitiba-PR (2014-2017). Tem experiência nas áreas de reabilitação psicossocial, planejamento e administração em saúde, com ênfase em Planejamento do Cuidado, Atenção Primária e Saúde Mental. 

Published

2025-01-16

How to Cite

Zanelatto, G., Ben-Hur De Melo, F. ., Stefanello, S., & Vianna Dantas dos Santos, D. . (2025). Biomídia: Uma análise do uso da série Unidade Básica no Ensino Médico. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 8(unico). https://doi.org/10.28998/rpss.e02308020