Biomídia: Uma análise do uso da série Unidade Básica no Ensino Médico

Autores/as

  • Giovanna Zanelatto UFPR
  • Fernando Ben-Hur De Melo Universidade Federal do Paraná
  • Sabrina Stefanello Universidade Federal do Paraná
  • Deivisson Vianna Dantas dos Santos Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.e02308020

Resumen

Introducción: Esta investigación realiza un análisis cualitativo sobre el uso del drama televisivo como en la enseñanza médica. Objetivo: Analizar la serie “UNIDADE BÁSICA” como herramienta pedagógica en el campo de la salud colectiva. Método: Entrevista semiestructurada. Los participantes fueron estudiantes y profesores de un curso de medicina de una universidad pública brasileña. Resultados: Según la percepción de los participantes, la serie propició una mirada más amplia para la atención básica, trajo reflexiones acerca de los modelos de salud y de las representaciones creadas por los medios a través del drama médico. Se percibe una aproximación de la serie “UNIDADE BÁSICA” con el modelo de medicina que se centra en la persona, y la función pedagógica que propicia el contacto de los estudiantes con ese modelo. Conclusión: La serie se presenta como una herramienta didáctica que posibilita el desarrollo de discusiones y abordajes sobre la Atención Primaria a la salud en el aula, trae nuevas percepciones y aprendizajes a los docentes y estudiantes

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernando Ben-Hur De Melo, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Maringá (2010) especialista em Medicina de Família e Comunidade (2014), especialista em preceptoria em saúde (2023) e mestre em Saúde da Família (2021). Atualmente atua como médico da estratégia saúde da família da Prefeitura do Município de Maringá, como coordenador da COREME da secretaria de saúde e preceptor do programa de residência médica em Medicina de Família e Comunidade do mesmo município.

Sabrina Stefanello, Universidade Federal do Paraná

Médica Psiquiatra, Mestre e Doutora em Ciências Médicas pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Pós-doutorado em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP e Pós-doutorado no Departamento de Artes e Ciências Sociais da Universidade de Montreal (Quebéc-Canadá). Tem experiência em pesquisa na interface saúde mental e saúde coletiva, em prevenção do suicídio, atenção básica em saúde e ensino. Atua como professora da Universidade Federal do Paraná, membro do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC), Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde fa Família da UFPR (mestrado em rede da Fiocruz e ABRASCO), professora permanente do Mestrado em Saúde Coletiva (UFPR). Mãe do Gael em 2015.

Deivisson Vianna Dantas dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Médico, Psiquiatra, Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com período sandwich na Université de Montréal (UnM). Pai do Gael. Atualmente é docente adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pró-Reitor da Rede Nacional PROFSAUDE de mestrados profissionais em saúde da família, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e pesquisador permanente dos programas de pós-graduação em Saúde Coletiva e Saúde da Família da UFPR. Trabalhou na supervisão e gestão em diversos equipamentos de saúde de Campinas-SP (2005 a 2013), onde foi Coordenador Municipal de Saúde Mental (2009-2011). Também, coordenou a municipalização e reestruturação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Curitiba-PR (2014-2017). Tem experiência nas áreas de reabilitação psicossocial, planejamento e administração em saúde, com ênfase em Planejamento do Cuidado, Atenção Primária e Saúde Mental. 

Publicado

2025-01-16

Cómo citar

Zanelatto, G., Ben-Hur De Melo, F. ., Stefanello, S., & Vianna Dantas dos Santos, D. . (2025). Biomídia: Uma análise do uso da série Unidade Básica no Ensino Médico. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 8(unico). https://doi.org/10.28998/rpss.e02308020