Papel da pesquisa de campo no processo de ensino-aprendizagem: experiência de estudantes de medicina convivendo com pacientes em hemodiálise

Autores

  • Danilo Da Silva Ferreira Universidade Federal da Paraíba
  • Andreza Kettlyn Sales de Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Eduardo Henrique Lima Batista Universidade Federal da Paraíba
  • Pablo Rodrigues Costa Alves Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.e02308012

Resumo

Introdução: A pesquisa desempenha um papel fundamental na formação médica, desafiando os estudantes a explorar não apenas o conhecimento científico, mas também os aspectos éticos e sociais da medicina. A Doença Renal Crônica (DRC) é um problema global, e a assistência a pacientes em hemodiálise enfrenta desafios no Brasil. Objetivo: Relatar a experiência dos estudantes durante participação em projeto de pesquisa. Métodos: Trata-se de um relato de experiência de estudantes de medicina da Universidade Federal da Paraíba envolvidos em uma pesquisa relacionada à DRC. Os alunos coletaram dados em clínicas de hemodiálise de João Pessoa, Paraíba, no período de setembro de 2019 a outubro de 2023, através de entrevistas com troca de vivências entre estudantes e entrevistados. Resultados: Os estudantes aprenderam sobre a complexidade social da DRC e a necessidade do cuidado centrado na pessoa. Eles perceberam fragilidades na assistência ao paciente dialítico, cujo cuidado é focado nas questões renais. Isso sensibilizou-os a criarem projetos de extensão para abordar essas lacunas assistenciais. Conclusões: A pesquisa enriqueceu a formação dos estudantes, o que ressaltou o papel fundamental da pesquisa na formação médica e na preparação de profissionais de saúde éticos.

Palavras-Chave: Educação Médica; Pesquisa; Insuficiência Renal Crônica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Da Silva Ferreira, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Medicina na Universidade Federal da Paraíba.

Andreza Kettlyn Sales de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba.

Eduardo Henrique Lima Batista, Universidade Federal da Paraíba

Médico pela Universidade Federal da Paraíba.

Pablo Rodrigues Costa Alves, Universidade Federal da Paraíba

Professor da Disciplina de Nefrologia da Universidade Federal da Paraíba.

Mestrado em Saúde da Família pela Universidade Federal da Paraíba.

Nefrologista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2024-09-05

Como Citar

Ferreira, D., Araújo, A., Batista, E., & Alves, P. (2024). Papel da pesquisa de campo no processo de ensino-aprendizagem: experiência de estudantes de medicina convivendo com pacientes em hemodiálise. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 8(unico). https://doi.org/10.28998/rpss.e02308012

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)