Papel da pesquisa de campo no processo de ensino-aprendizagem: experiência de estudantes de medicina convivendo com pacientes em hemodiálise
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02308012Resumo
Introdução: A pesquisa desempenha um papel fundamental na formação médica, desafiando os estudantes a explorar não apenas o conhecimento científico, mas também os aspectos éticos e sociais da medicina. A Doença Renal Crônica (DRC) é um problema global, e a assistência a pacientes em hemodiálise enfrenta desafios no Brasil. Objetivo: Relatar a experiência dos estudantes durante participação em projeto de pesquisa. Métodos: Trata-se de um relato de experiência de estudantes de medicina da Universidade Federal da Paraíba envolvidos em uma pesquisa relacionada à DRC. Os alunos coletaram dados em clínicas de hemodiálise de João Pessoa, Paraíba, no período de setembro de 2019 a outubro de 2023, através de entrevistas com troca de vivências entre estudantes e entrevistados. Resultados: Os estudantes aprenderam sobre a complexidade social da DRC e a necessidade do cuidado centrado na pessoa. Eles perceberam fragilidades na assistência ao paciente dialítico, cujo cuidado é focado nas questões renais. Isso sensibilizou-os a criarem projetos de extensão para abordar essas lacunas assistenciais. Conclusões: A pesquisa enriqueceu a formação dos estudantes, o que ressaltou o papel fundamental da pesquisa na formação médica e na preparação de profissionais de saúde éticos.
Palavras-Chave: Educação Médica; Pesquisa; Insuficiência Renal Crônica
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.