Relato de experiência: Monitoria da disciplina de Nefrologia e o Revisionismo do Processo de Ensino-aprendizagem no curso de Medicina.

Autores

  • Carlos Ricardo Carvalho Monteiro Universidade Federal da Paraíba
  • Carlos Ricardo Carvalho Monteiro Universidade Federal da Paraíba
  • Davi José Pereira Félix Universidade Federal da Paraíba
  • Iasmim Alexandre Maia de Azevedo Universidade Federal da Paraíba
  • Thalita Rabelo de Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Pablo Rodrigues Costa Alves Universidade Federal da Paraíba
  • Laís Medeiros Souto Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.e02308007

Resumo

Introdução: A monitoria constitui uma ferramenta relevante para Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, uma vez que fortalece a conexão entre teoria e habilidade necessárias para os futuros médicos para atender as demandas da população. Cabe ressaltar também que a atuação do monitor na transmissão do conteúdo para discentes desperta o interesse na docência, além de promover a cooperação acadêmica entre monitores e docentes e melhora a qualidade do ensino.  Objetivo: o propósito deste estudo descritivo, do tipo relato de experiência, é partilhar as vivências dos monitores integrantes do projeto de monitoria da Disciplina de Nefrologia, destacando as atividades desenvolvidas, materiais produzidos e reflexões acerca dos processos de educação em saúde e formação médica. Métodos: Entre as estratégias metodológicas adotadas, estão sessões de revisão dos conteúdos e resolução de questões, elaboração de flashcards e aplicação de simulados. Os monitores, ainda, mantiveram disponíveis por plataformas de mensagens online para abordar demandas dos alunos. Resultados: As metodologias utilizadas auxiliaram os discentes na consolidação do conteúdo e promoveram a colaboração entre monitores e docentes. Conclusões: A experiência na monitoria promoveu à iniciação docência aos monitores, além de auxiliar na formação de médicos generalistas e cooperação acadêmica entre monitores e professores.

Keywords: Mentoring; Nephrology; Teaching

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Ricardo Carvalho Monteiro, Universidade Federal da Paraíba

Graduando em Medicina na Universidade Federal da Paraíba

Carlos Ricardo Carvalho Monteiro, Universidade Federal da Paraíba

Graduando em Medicina na Universidade Federal da Paraíba

Davi José Pereira Félix, Universidade Federal da Paraíba

Graduando em Medicina na Universidade Federal da Paraíba

Iasmim Alexandre Maia de Azevedo, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba

Thalita Rabelo de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba

Pablo Rodrigues Costa Alves, Universidade Federal da Paraíba

Professor da Disciplina de Nefrologia da Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Saúde da Família pela UFPB/Abrasco/FioCruz

 

Laís Medeiros Souto, Universidade Federal da Paraíba

Professora da Disciplina de Nefrologia da Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Gerontologia pela Universidade Federal da Paraíba

Publicado

2024-05-11

Como Citar

Monteiro, C., Monteiro, C., Félix, D., Azevedo, I., Lima, T., Alves, P., & Souto, L. (2024). Relato de experiência: Monitoria da disciplina de Nefrologia e o Revisionismo do Processo de Ensino-aprendizagem no curso de Medicina. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 8(unico). https://doi.org/10.28998/rpss.e02308007

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)