Relato de experiência: Monitoria da disciplina de Nefrologia e o Revisionismo do Processo de Ensino-aprendizagem no curso de Medicina.
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02308007Abstract
Introdução: A monitoria constitui uma ferramenta relevante para Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, uma vez que fortalece a conexão entre teoria e habilidade necessárias para os futuros médicos para atender as demandas da população. Cabe ressaltar também que a atuação do monitor na transmissão do conteúdo para discentes desperta o interesse na docência, além de promover a cooperação acadêmica entre monitores e docentes e melhora a qualidade do ensino. Objetivo: o propósito deste estudo descritivo, do tipo relato de experiência, é partilhar as vivências dos monitores integrantes do projeto de monitoria da Disciplina de Nefrologia, destacando as atividades desenvolvidas, materiais produzidos e reflexões acerca dos processos de educação em saúde e formação médica. Métodos: Entre as estratégias metodológicas adotadas, estão sessões de revisão dos conteúdos e resolução de questões, elaboração de flashcards e aplicação de simulados. Os monitores, ainda, mantiveram disponíveis por plataformas de mensagens online para abordar demandas dos alunos. Resultados: As metodologias utilizadas auxiliaram os discentes na consolidação do conteúdo e promoveram a colaboração entre monitores e docentes. Conclusões: A experiência na monitoria promoveu à iniciação docência aos monitores, além de auxiliar na formação de médicos generalistas e cooperação acadêmica entre monitores e professores.
Keywords: Mentoring; Nephrology; Teaching
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Condividi allo stesso modo 4.0.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.