Teaching in the Pediatric Residence in the view of resident physicians
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02106023Abstract
Medical Residency is a form of in-service training carried out from supervised patient care, under the guidance of a qualified and committed preceptorship. It is characterized as a latu sense specialization and seeks to train technically competent professionals with a high ethical and humanistic standard. This is a qualitative research, like a case study, which analyzed the Pediatric Medical Residency Program at a University Hospital in Northeast Brazil, from the residents’ perspective. Interviews were conducted with 1st and 2nd year residents, analyzed from the perspective of content analysis, being systematized in two categories: Structuring the Pediatric Medical Residence and Theoretical-practical relationship. The residents considered that the infrastructure of the practice scenarios was satisfactory and there were different fields of action. On the other hand, they considered the theoretical burden insufficient, felt the need for more courses offered by the Residency and brought anxieties and expectations in their speeches. The set of perceptions reveals flaws in the management of the program, in the planning of activities, and in the sensitization of the preceptors of the emergency scenario to support training.
Keywords: medical residency; teaching; teaching hospitals.
Downloads
References
SKARE TL. Metodologia do ensino na preceptoria da Residência médica. Rev. Med. Res. Curitiba. v.4, p.116-20, abr./jun. 2012. Disponível em: http://www.crmpr.org.br/publicacoes/cientificas/index.php/revista-do-medico-residente/article/view/251. Acesso em: 06 de novembro de 2020.
BRASIL. Decreto nº 80.281, de 05 de setembro de 1977. Regulamenta a Residência Médica, cria a Comissão Nacional de Residência Médica e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 06 de setembro de 1977. p.11787. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1970-1979/decreto-80281-5-setembro-1977-429283-normaatualizada-pe.pdf. Acesso em 06 de novembro de 2020.
KOCH VHK, DÓRIA FILHO U, BOLLELA, VR. Avaliação do Programa de Residência Médica do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Revista Brasileira de Educação Médica[online]. v.35, n.4, pp.454-9, 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000400003. Acesso em: 20 de maio de 2020.
FEUERWERKER LCM. Mudanças na Educação médica e Residência médica no Brasil. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v.2, n.3, 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/icse/v2n3/05.pdf. Acesso em: 06 de novembro de 2020.
MITRE SM, BATISTA RS, MENDONÇA JMG, PINTO NMM, MEIRELLES CAB, PORTO CP, et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, v.13 (Sup 2), p. 2133-144, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000900018. Acesso em: 06 de novembro de 2020.
SAWATSKY AP, BERLACHER K, GRANIERI R. Using an ACTIVE teaching format versus a standard lecture format for increasing resident interaction and knowledge achieviemnt during noon conference: a prospective, controlled study. BMC Medical Education. v.14, p.14-29, 2014. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/1472-6920-14-129. Acesso em: 06 de novembro de 2020.
MOREIRA, MA. Aprendizagem significativa crítica. 2ª Ed. 2010. ISBN 85-904420-7-1.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Aprovada a residência de 3 anos! c.2013. Disponível em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/aprovada-a-residencia-de-3-anos/. Acesso em 02 de março de 2020.
FEIJÓ LP, FAKHOURI FILHO AS, NUNES MPT, AUGUSTO KL. Residente como professor: uma iniciação à docência. Revista Brasileira de Educação Médica, v43, n.2, p.225-30, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbem/v43n2/1981-5271-rbem-43-2-0225.pdf. Acesso em: 06 de novembro de 2020.
BASTOS CAH, BOTELHO NM, PORTELLA MB, NASCIMENTO CCL. Aplicação do Método de Avaliação 360º em Residentes Médicos de Ginecologia e Obstetrícia. Ver. Eletrônica Acervo Saúde, 2019. Sup.34. Disponível em: https://doi.org/10.25248/reas.e1423.2019. Acesso em: 06 de novembro de 2020.
BOTTI SHO, REGO S. Processo ensino-aprendizagem na Residência médica. Revista Brasileira de Educação Médica. v.34, n.1, p.132-40, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbem/v34n1/a16v34n1.pdf. Acesso em: 06 de novembro de 2020.
BARDIN L.. Análise de conteúdo. Ed: Persona, São Paulo, 1991.
MINAYO MCS. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, v.17, n.3, p.621-6, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000300007. Acesso em: 06 de novembro de 2020.
DALLEGRAVE D, CECCIM RB. Healthcare residency: what has been produced in theses and dissertations? Interface (Botucatu), v.17, n.47, p.759-66, out/dez. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/icse/v17n47/en_aop4113.pdf. Acesso em: 06 de novembro de 2020.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista Portal: Saúde e Sociedade

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.